Teologia Narrativa
Síntese do livro Teologia, Uma introdução à teologia cristã, págs 207-217
O gênero predominante nas Escrituras é a narrativa, ela baseia-se na constatação de que a Bíblia conta histórias sobre Deus, da mesma forma como faz declarações doutrinárias ou teológicas.
O A.T. conta histórias de como Deus libertou Israel do Egito e o N.T. narra histórias da ação redentora de Deus como foco na vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Mas o que essa narrativa significa para os cristãos? O que essas histórias refletem em nossas vidas?
Essa teologia se desenvolveu em grande parte nos E.U.A, a teologia narrativa vive a ter grande impacto significativo sobre grande parte da teologia de língua inglesa desde o início da década de 1970.
A caraterística da teologia narrativa é a atenção especial que dedica às narrativas ou histórias relacionadas à teologia cristã. É associada à figura de Karl Barth as raízes da teologia narrativa devido ao novo sentido que conferiu as Escrituras, identificando-as como histórias de Deus.
Erich Auerbachr especialista em literatura secular alegou que a narrativa bíblica apresentava uma dimensão histórica, temporal e cognitiva bem mas profunda, havia uma dimensão realista na narrativa bíblica que não era encontrada em outras obras desse período.
Para H.Richard Nibuhr Deus escolhera revelar-se por meio da história e de formas históricas com o êxodo do Egito e a história de Jesus Cristo. Tanto o A.T., como o N.T. dão testemunho desse aspecto recorrendo constantemente as narrativas para expressar o envolvimento de Deus e a sua revelação na história da humanidade.
A partir do séc. XVIII com o iluminismo essa ideia de narrativa foi deixada de lado reduzindo a teologia a conceitos racionais. Hans Frei tentou recuperar essa visão que foi negligenciada nesse período. Um dos representantes desse período iluminista foi Rudolf Bultmann (1884-1976) que deu início ao projeto de demitologização para ele necessário encontrar o sentido eterno da pessoa de Jesus nas narrativas, uma vez estabelecido o significado eterno de Jesus as narrativas originárias a respeito dele não teriam qualquer utilidade.
Após esse período do iluminismo deram início a um projeto de reconstrução da fé, alguns escritores acreditavam que a chave para a reconstrução encontra-se na teologia narrativa, os que seguiram esse pensamento foram, Hans Frei, James Gustafson, Stanle Hauerwar, George Lindbeck e Ronald Thiermann.
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