Se inscreva para receber conteúdos grátis!

Se inscreva para receber conteúdos grátis!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Teologia da pregação e o uso da razão

Síntese do livro Teologia, Uma introdução à teologia cristã, págs 220-225

A razão humana é a segunda grande fonte da teologia cristã.

Devido aos seres humanos serem racionais, deve-se esperar que a razão tenha um papel preponderante a desempenhar na teologia, pois ela nos auxiliará a construir bases sólidas fortalecendo nossa argumentação.

Em diferentes épocas surgiram diversas controvérsias e algumas até bem diferentes ao que a bíblia ensina e foi necessário um posicionamento racional para que essas ideias não perturbassem o cristianismo.

A teologia é uma disciplina racional, que utiliza métodos racionais para construir a partir daquilo que é conhecido por meio da revelação a fim de ampliar esse conhecimento.

Até a metade do século XVIII, especialmente na Inglaterra e Alemanha, começou a surgir uma nova atitude em relação ao cristianismo com pensamentos diferentes, argumentavam eles se a fé é racional deve ser deduzida por meio da razão e cada elemento integrante da crença cristã deriva da razão humana.

Lorde Herbert Cherbury defendia um cristianismo racional fundamentado em um sentido inato de Deus e no dever moral do ser humano. A razão tinha prioridade sobre a revelação e o que não pudesse ser provado pela razão era descartado do cristianismo, a razão vinha em primeiro lugar e depois a fé.

Durante a época patrística ocorreu certos posicionamentos diante da cultura secular inclusive da filosofia.

A teologia como disciplina racional foi atribuída ao escritor Thomas de Aquino que trabalhou a partir do pressuposto de que a fé cristã é fundamentalmente racional podendo ser sustentada e investigada pela razão, no entanto Aquino e a tradição cristã não acreditavam que o cristianismo estivesse limitado àquilo que pudesse ser comprovado pela razão, e ela se limita apenas a construir sobre aquilo que é conhecido pela revelação.

A razão era capaz de determinar o que era correto sem precisar do auxílio da revelação, ela mostrava o que queríamos saber sobre Deus, sobre o mundo e sobre nós mesmos, esse racionalismo menosprezava a doutrina da revelação em Cristo Jesus e através das escrituras.

A razão reina de forma suprema e poderia julgar a religião por se considerar acima dela, julgando seus dogmas por serem inconsistentes com ela.

Antes de se falar sobre racionalismo iluminista temos que falar sobre o deísmo (do latim deus, “Deus”), que mantém Deus apenas na condição de criador, mas nega seu envolvimento constante ou sua presença especial no meio de sua criação.

Alguns representantes desse movimento foram David Hume, Lorde Herbert de Cherbury, Thomas Hobbes, etc…

Para John Locke a ideia de Deus é constituída a partir de nossas características humanas racionais e morais, projetadas no infinito. O racionalismo deísta surgiu na Inglaterra e se infiltrou por toda a Europa em especial na Alemanha e serviu de alicerce para essa forma de racionalismo na religião.

Para os iluministas racionais a razão veio trazer luz (iluminar), romper com a escuridão da fé cristã. Não podemos confundir entre razão e o racionalismo, a razão é a capacidade humana de pensar, baseando-se em argumentos e evidências, já o racionalismo é uma ideologia é fazer da razão a única fonte de conhecimento sobre Deus, negando a revelação divina, para os racionalistas o cristianismo alegorizou as escrituras, daí surgiu o termo “Jesus histórico”, não o Jesus mostrado nos evangelhos.

No séc. XIX uma série de circunstâncias arruinou a credibilidade da perspectiva iluminista e uma delas foi que não existia um princípio racional, mas sim muitas formas diferentes de racionalidades.

CURSO FORMAÇÃO DE LÍDERES PARA O MINISTÉRIO DE JOVENS E ADOLESCENTES.

• A mocidade, os jovens e adolescentes necessitam mais do que uma atenção casual, mais do que uma ocasional palavra de animação.
• Eles precisam ser cuidados, protegidos e amados, pois eles estão vulneráveis nesse mundo globalizado, onde são tentados constantemente.

Clique no botão abaixo para obter mais informações.

Sobre o Autor

Universo da Teologia
Universo da Teologia

Em primeiro lugar eu sou um cara apaixonado por Deus e pela minha família. Eu sou teólogo, professor de teologia, escritor, blogueiro, rapper

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.