Salmo 91 – A Segurança da Fé
Neste poema associado ao Salmo 90 o salmista canta um nobre hino de fé, mas ele tem também um propósito didático. O oráculo profético no final acrescenta uma nota de autoridade à confiança expressa através de todo ele. As profundezas da fé e a confiança sossegada sugerem que esta seja uma meditação individual. Contudo, seu possível uso como cântico antifonário torna-o adaptado ao uso congregacional.
1,2. Proteção Divina. Meu refúgio e meu baluarte. O escritor começa com uma poderosa apresentação do seu tema – a segurança daquele que confia completamente em Deus. Esconderijo é tradução melhor que lugar secreto, pois o seu significado faz paralelo com o conceito de sombra.
3-8. Providência Divina. Pois ele te livrará . . . cobrir-te-á. A ideia de proteção está ampliada para incluir os muitos atos do cuidado providencial além do livramento ativo. Por causa das referências feitas à pestilência e às doenças, muitos comentaristas tratam todo o salmo como se fosse uma polêmica contra o uso de fórmulas mágicas para repelir demônios. Realmente, o Talmude sugere que o salmo seja usado no caso de ataques demoníacos. O terror noturno talvez se refira a Lilite, o demônio da noite, enquanto que a seta … de dia talvez descreva os ardis dos demônios perversos.
A peste . . . nas trevas talvez tenha afinidade com o demônio Nantar, enquanto a mortandade … ao meio-dia talvez se refira a um demônio que só tinha um olho, também mencionado na tradição rabínica. Mesmo que tais ideias estivessem ausentes dos pensamentos do autor, faziam parte integrante do salmo em seu uso real entre os judeus. O laço do passarinheiro é uma referência às armadilhas feitas pelos adversários (cons. Sl. 124:7). A peste que se propaga é, literalmente, morte de destruição, talvez se referindo a uma morte violenta. O salmista estava cônscio do cuidado divino nas diversas circunstâncias da vida.
9-13. Recompensa Divina. Fizeste do Altíssimo a tua morada. O salmista, voltando ao seu tema principal, prossegue com a ideia à recompensa mencionada no versículo 8. Assegura-se ao homem de fé que Deus enviará anjos guardiões para protegê-los das pragas e do tropeço. Satanás citou estas palavras quando tentou Jesus (Mt. 4:6; Lc. 4:10). De acordo com o Talmude, cada homem tem dois anjos que o assistem durante toda a sua vida.
14-16. Promessa Divina. Porque a mim se apegou com amor. A autoridade que sustenta a ideia da recompensa é fortalecida pelo oráculo divino. A promessa inclui as bênçãos do livramento, exaltação, resposta à oração, vida longa e vitória. Estas bênçãos e mais outras são prometidas àquele que ama e confia em Deus.
Fonte Consultada:
Salmos (Comentário Bíblico Moody)
Pags: 98-99
AGORA VOCÊ PODE ESTUDAR TEOLOGIA À DISTÂNCIA COM QUALIDADE!
Conheça o curso de Formação em Teologia! O melhor e mais acessível curso de teologia da atualidade.
Seja um Teólogo altamente capacitado!
Os alunos formados na Universalidade da Bíblia estão prontos para atuar no Brasil e no exterior como líderes, conferencistas, obreiros, professores da escola dominical, presidentes de ministérios, membros da diretoria em convenções, e ainda estarão plenamente habilitados para atuar nas áreas de administração eclesiástica, evangelismo, discipulado, liderança, supervisão, direção e aconselhamento pastoral através de gestão executiva integrada, programas de rádio, TV, internet, livros, revistas, seminários, congressos e eventos em geral.
Sobre o Autor
0 Comentários