Resumo do filme Jesus e sua época- víd. 2
Vídeo 2- No Meio do Povo
A vida de Jesus foi breve pouco mais de trinta anos mais foi plena e cheia de sentidos e ainda hoje é um referencial por qual medimos o tempo.
Herodes se identificava mais com a cultura helenística e sua arquitetura era influenciada por essa cultura sendo uma ofensa para os judeus mais ortodoxos.
Jerusalém estava sob o domínio de Roma, um império pagão e politeísta no qual todos deveriam venerar e adorar o Imperador como um Deus, os judeus consideravam o domínio desse império intolerável e começou a surgir focos de rebeliões e as represálias desse império eram cruéis e terríveis.
João Batista começou a reunir as multidões e a pregar o batismo de penitência para a remissão dos pecados, os judeus também tinham um batismo de purificação, mas não nessa forma de imersão, enquanto esse ato judaico era constante e rotineiro João pregava que esse outro batismo era um único ato de remissão para toda a vida e pregava também sobre a vinda do reino dos céus e após ele viria outro batizando com espírito santo e fogo.
João Batista possa ter pertencido ao grupo dos essênios por causa da sua piedade e justiça.
E nesse contexto surgem diversos libertadores, pois os judeus esperavam um Messias guerreiro libertador.
O judaísmo estava dividido em diversos grupos religiosos como os essênios, zelotes, fariseus, saduceus e divididos também em escolas de interpretações orais.
Jesus utiliza alguns discursos de uma dessas escolas de interpretações a de Hilel, “não faça a outrem o que não querem que lhes façam”.
Jesus ensinava nas sinagogas, confrontava os fariseus hipócritas e utilizava um método de ensino chamado de peripatético (ensino na caminhada), seu sacerdócio foi itinerante, Ele chama doze homens comuns como os pescadores, cobradores de impostos, zelotes, etc.
Seus ensinamentos eram diretos simples e cheios de esperança e às vezes utilizava parábolas.
Seus ensinamentos eram práticos e realistas para o povo, andava e vivia no meio do povo, mostrava o amor de Deus por todos e utilizava traços da natureza para ensiná-los de uma forma didática.
Jesus introduzia os marginalizados, doentes, oprimidos novamente na vida comunitária.
Esse filme sobre Jesus e sua época, contém muitos detalhes, relatos e muitas informações que nos levam a uma viagem histórica com dados preciosíssimos e enriquecedores que nos auxiliam a compreendermos passagens que pareciam confusas e complicadas trazendo luz e assim abrindo nossa cosmovisão nesses pontos controversos.
Eu achei o filme bem didático e nenhum pouco cansativo, pois o mesmo procurava expor os detalhes e a cada ensinamento eu era transportado para a cena, e assim esses dados eram fixados em minha mente.
É um filme que eu recomendo, pois fiquei admirado por seu conteúdo.
Sobre o Autor
0 Comentários