Resumo do filme Jesus e sua época- víd. 1
Vídeo 1- A História Começa
O filme começa relatando que a terra onde Jesus viveu era e ainda é em parte árida e em parte fértil.
Muitas coisas mudaram desde o dia que Jesus nasceu, cresceu e pregou neste local, mas os ecos de sua presença ainda permanecem, ele viveu em meio aos camponeses foi um judeu entre os judeus.
Jesus foi um peregrino entre as terras da Judéia e Galileia, é impossível descrever fisicamente como ele era, pois ninguém desenhou ou esculpiu sua imagem, porque o culto a ídolos era proibido pelas leis judaicas.
Os fatos sobre Jesus foram escritos muito tempo depois de sua morte, esses escritos foram em grego e receberam o nome de evangelhos e cada autor conta a história de diferentes pontos de vista, mas em conjunto compõe esse épico, esses quatros evangelhos foram considerados canônicos alguns séculos depois.
Muitas ferramentas são utilizadas para tentar descobrir mais sobre Jesus e uma delas é a arqueologia.
Algumas informações são obtidas pelas pessoas que vivem lá, pois guardam os mesmos costumes antigos.
Muito interessante à informação que o filme traz sobre o recenseamento dizendo que ele era obrigatório e com a intenção de arrecadar impostos para o governo Romano, nesse recenseamento a família de Jesus parte de Nazaré para Belém.
Maria possuía um contrato de casamento com José, o contrato de casamento era chamado de Ketuba, ele era uma transação familiar, pago com dinheiro, ovelhas ou serviços feitos pelos pais, se eles não fossem da mesma vila só se conheceriam no dia do contrato de casamento, no contrato havia uma cláusula que se ela ficasse viúva, ou se ocorresse o divórcio ela receberia uma certa quantia em dinheiro, se ocorresse a suspeita de adultério por parte do marido ela não recebia nada, não recebia a carta de divórcio e ficava presa ao marido e se a suspeita fosse confirmada ela era morta
Quando Maria e José chegam a Belém não encontraram um local apropriado para se hospedarem, pois os melhores lugares nas hospedarias eram destinados para quem podia pagá-los enquanto os pobres estendiam esteiras no pátio e ficavam juntos com os animais.
Jesus pode ter nascido numa das cavernas que ficava numa rocha, onde havia manjedoura para alimentar os rebanhos, esses locais eram onde os pastores dessa época utilizavam quando estavam no campo e precisava abrigar os animais.
O filme enfatiza que Jesus não poderia ter nascido num clima frio de inverno, refutando a ideia de seu nascimento em Dezembro quando lá o clima é extremamente frio, pois os pastores que foram lá estavam apascentando seus rebanhos naquela noite e jamais um pastor estaria numa época de frio com seus rebanhos no campo.
Jesus é circuncidado ao oitavo dia e recebe o nome no momento da circuncisão, e após se cumprirem o dia da purificação de seus pais, mas precisamente os 40 dias de Maria, Jesus é apresentado no templo com a oferta de dois pombos para adorar a Deus.
Os magos que foram adorar Jesus eram considerados pelos povos antigos como Reis, não sabemos quantos eram, mas especula-se entre três e doze e até nomes lhes são atribuídos como Baltazar, Gaspar e Melchior.
Vieram da Arábia, Pérsia ou Índia, eram astrólogos, profetas, videntes eram homens respeitados em sua terra.
Mais uma interessante informação que esse filme nos transmite é sobre nosso calendário que está defasado em sete anos,
Outra fonte histórica é sobre Herodes que não era bem aceito como Rei de Jerusalém por ser Idumeu, pois ele estabeleceu um sumo sacerdote que não era nem judeu nem da família levítica e nem da família dos Asmoneus que haviam usurpado esse ofício sacerdotal.
Herodes começa a remodelar Jerusalém num estilo greco-romano, com teatros, hipódromos e palácios, ele ampliou o templo, sempre via inimigos em toda parte e mandou assassinar seus filhos.
A família de Jesus foge para o Egito por causa da perseguição de Herodes e após a morte desse tirano retornam para Nazaré, onde vivem numa comunidade agrícola.
As crianças ajudavam as mães nos trabalhos domésticos e assim que os meninos começavam a crescer aprendiam o ofício do pai, a cidade de Nazaré era conhecida como uma cidade de carpinteiros sendo um ofício conceituado e sendo rica em campos de linho.
A economia do vilarejo era movida a base de trocas, serviços por animais, etc.
Os escribas eram os especialistas na arte da escrita e controlavam as transações complicadas.
Jesus desde a infância aprendeu a Torá, à medida que foi crescendo aprendeu as palavras dos profetas, salmos e sabedoria.
Aprendeu os fundamentos básicos de interpretação dessas escrituras, na sua adolescência deve ter lidado com questões da lei oral, as interpretações correntes da aplicação das leis imutáveis da torah na realidade mutável da vida cotidiana, e essas questões eram levantadas pelos sábios.
Sobre o Autor
0 Comentários