Reflexão sobre o texto de Romanos 12.1-2
Tema: Compreendendo e valorizando as misericórdias de Deus.
Texto: Romanos 12.1-2
Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Introdução:
Estamos vivendo numa época, onde a misericórdia e o perdão estão cada vez mais em extinção nos relacionamentos humanos, devido ao relacionamento superficial ou nenhum de muitos para com Deus, pois esses não compreendem e não valorizam as misericórdias de Deus.
Ninguém é autossuficiente, precisamos viver e agir em sociedade, pois dela depende nossa sobrevivência como seres humanos e precisamos entender que somos dependentes de Deus.
Ninguém é melhor do que ninguém e essa misericórdia de Deus atinge tudo e todos, como nesse texto de Romanos Paulo nos mostra que essa misericórdia de Deus alcançou a todos sem distinção de nacionalidade, sexo, posição social, etc…
Estamos vivendo numa guerra civil onde as pessoas estão se matando como se isso fosse algo normal.
Todo dia vemos nos noticiários, lemos nos jornais e nas mídias sociais o banho de sangue que ocorre em nosso país, mata-se por nada, crianças são assassinadas por desentendimento entre os pais, mulheres brutalmente espancadas por seus cônjuges quando esses juram amor eterno, torcedores se matam por um simples time de futebol, como resolver esse problema da violência em nosso país, se até os policiais estão envolvidos nessa carnificina.
A droga tem ceifado e acabado com as famílias, jovens se prostituindo e roubando para poder consumi-la, as músicas de hoje em dia pregam a apologia ao consumo de drogas, apologia do tráfico, apologia da prostituição, apologia da violência, e tantas outras apologias, o Brasil esta moralmente caído, os valores estão trocados, o Brasil caminha cada vez mais para um abismo.
Vivemos numa cultura onde a corrupção se tornou algo normal, porque é impossível acabar com ela, em todos os setores vemos que ela faz seu ninho, inclusive naquele que deveria fazer a diferença, ou seja, no setor religioso.
A bíblia nos diz que temos que respeitar nossas autoridades, mas como eles querem respeito se eles não promovem o respeito, eu sigo o exemplo de Paulo que diz para orar por aqueles que estão investidos de autoridade, mas e aqueles que não tem bíblia como sua fonte de fé, o que fazem, nada, e assim o Brasil caminha eu não sei pra onde, segue o que disse o cantor Zeca pagodinho: – deixa a vida me levar, vida leva eu…..
E nesse cenário de violência, corrupção, impunidade, opressão aos menos favorecidos, desigualdades sociais, falta de respeito para com seu próximo, mas temos que entender que é importante compreender e valorizar as misericórdias de Deus e Paulo nos informa três características de uma pessoa que compreende e valoriza as misericórdias de Deus.
1 – Se entrega para Deus como oferta animada, sincera e verdadeira. v.1
- Culto racional- (adoração consciente), quando entendemos a misericórdia de Deus fazemos uma adoração consciente.
- Sacrifício vivo (oferta animada)
- Santo (sincero)
- Agradável (verdadeiro)
2 -Não se conforma com este século (esta sociedade e suas práticas). v.2
- Não assumir os padrões e nem a moralidade dessa sociedade corrompida
- Não se envolver com sua práticas
3 – Se modifica pela renovação do entendimento.v.2
- Ter a mente mudada pela nossa nova maneira de pensar
- Quando entendemos a misericórdia de Deus mudamos nossa maneira de ver as coisas.
- Para experimentar qual a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Conclusão:
Temos que ter em mente a importância de compreendermos e valorizarmos as misericórdias de Deus, pois quando as compreendemos e as valorizamos nos entregamos para Deus como oferta animada, sincera e verdadeira e não nos conformamos com esta sociedade que esta em deterioração e com suas práticas destrutivas, mas nos modificamos pela renovação do nosso entendimento.
O Evangelho transforma a nossa mente, muda nosso padrão mental herdado de nossas instituições familiares, sociais, escolares, governamentais, etc, pois somente assim poderemos ser modelos e exemplos de Jesus Cristo.
Essa mensagem de Paulo é uma convocação diária alertando o povo naquela época para uma mudança constante que começa na mente e assim se manifesta na vida através das atitudes e essa mensagem atravessa séculos nos convidando também a sermos praticantes desses conselhos.
AGORA VOCÊ PODE ESTUDAR TEOLOGIA À DISTÂNCIA COM QUALIDADE!
Conheça o curso de Formação em Teologia! O melhor e mais acessível curso de teologia da atualidade.
Seja um Teólogo altamente capacitado!
Os alunos formados na Universalidade da Bíblia estão prontos para atuar no Brasil e no exterior como líderes, conferencistas, obreiros, professores da escola dominical, presidentes de ministérios, membros da diretoria em convenções, e ainda estarão plenamente habilitados para atuar nas áreas de administração eclesiástica, evangelismo, discipulado, liderança, supervisão, direção e aconselhamento pastoral através de gestão executiva integrada, programas de rádio, TV, internet, livros, revistas, seminários, congressos e eventos em geral.
Sobre o Autor
0 Comentários