Ordem dos mendicantes
A igreja se torna rica e soberba, a visão de Inocêncio III do Cristo soberano que governava por meio do seu Vigário. O cristianismo imperial não se contenta somente com o poder atemporal, quer também o poder político. Neste cenário surgem homens voltados a buscar uma vida mais simples, rejeitando a cobiça, a ganância se enquadrando num evangelho de pobreza voluntária, pois não se conformavam com o sacerdócio corrupto e negligente, dentre esses homens temos.
Arnaldo (1139) uma das vozes a se erguer contra o mundanismo da Igreja Católica. Ele era abade da Bréscia, cidade do norte da Itália, ele insistia que a igreja entregasse as suas propriedades e domínio circular para o Estado e retornasse a simplicidade da igreja primitiva. Em 1155 ele foi queimado e suas cinzas espalhadas no Rio Tibre.
Pedro Valdo (1140-1218) foi outra voz a favor da pobreza, se levantou no leste da França, era um comerciante de Lyon que após ouvir uma história é impactado e procura um sacerdote para lhe ensinar a viver como Jesus. O homem lhe explicou a resposta que Jesus deu ao jovem rico: “Se queres ser perfeito, vai vende tudo que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu”. Então vem e segue-me (Mateus 19.21), ele decidiu seguir o seu conselho, mas sua visão de salvação, foi focada em uma vida de sofrimento e pobreza, faltava a clara marca da Graça de Deus, que soava poderosamente na reforma.
Albigenses, foi outro movimento, só que mais problemático para a para a igreja católica, movimento parecido com o gnosticismo. Foi um grupo de cátaros (puros) no sul da França, cidade de Albi, para esse grupo o universo é o cenário de um eterno conflito entre dois poderes um bom e outro mau. A matéria, incluindo o corpo humano é trabalho desse poder mau, o deus do Antigo Testamento. Ele havia, afirmavam, aprisionado a alma humana em um corpo terreno. Para escapar do poder da carne, o verdadeiro cátaro deveria evitar o casamento, as relações sexuais, comer carne e as posses materiais.
Tratava-se, aqui de pobreza radical, e abstinência aos prazeres, para eles Cristo é apenas um caminho, eles também rejeitavam os papas, bispos e também o cristianismo básico. Os papas tentaram enviar pregadores entre os cátaros, mas foram notoriamente ineficazes, pelo menos até que o espanhol Dominic Guzman (1170-1221) percebesse razão porque não conseguiam penetrar entre eles, pois para conquista-los Dominic foi para eles como um homem pobre, descalço e pedinte, pois os enviados pelos papas se valiam de sua autoridade de poder, e eles não valorizavam tal autoridade e poder.
A missão pacífica de Dominic durou apenas dois anos no sul da França até que fosse afastado pela política “linha dura” de Inocêncio III. Contudo, o zeloso espanhol estava convencido de que a pobreza e pregação andam juntas. Reuniu em grupo de homens de pensamento semelhante e continuou seu trabalho junto aos hereges em outros lugares. Em 1220, a missão e o estilo de vida dominicanos ganharam aprovação oficial. A nova ordem de pregadores que conhecemos como dominicanos era chamada de “mendicantes” que significa “pedintes”, e termo “frei” (ou irmão) os distinguia dos outros monges, porque diferentemente dos demais, eles haviam se posicionado para ministrar no campo, os freis mendicantes foram em direção às necessidades espirituais dos moradores das cidades.
Enquanto isso Inocêncio III estava determinado a acabar com a heresia albigense, pois organiza uma cruzada não para conter os turcos muçulmanos, mas agora contra os crentes hereges e em 1215 os albigenses foram arrancados de Toulouse, e o norte da França reivindicou os territórios devastados do Sul.
A Inquisição
A Inquisição teve início em 1184, quando o papa Lúcio III convocou bispos para inquirir sobre suas crenças. Em resumo, procederam a uma inquisição, ou inquérito, praticar heresia ou abrigar um herege recebia imediata excomunhão. A multiplicação dos valdenses e albigenses pediu medidas mais severas em 1215 o quarto Concílio Lanterano, sobre liderança de Inocêncio III, estabeleceu punição estatal para os hereges, confiscação das propriedades e perdão para os que cooperassem.
Em 1252 o papa Inocêncio IV autorizou a tortura como meio de conseguir informação e a confissão dos acusados de heresia. Era um negócio sujo, mas quase todos após Agostinho concordavam que para salvar o corpo todo, se necessário deveria amputar as partes doentes, sendo uma atitude sábia, os valdenses fugiram para as montanhas já os cátaros foram exterminados antes do final do século XIII. A inquisição amputava, mas não curava, o ministério da cura surgiu a 140 quilômetros ao norte de Roma em um povoado cercado de parreiras, Assis é a cidade natal de Giovanni Bernardone ou São Francisco de Assis Francisco.
Francisco (1182-1216) abdicou de sua riqueza, e vivia pedindo aos ricos para dar aos pobres, pregando as alegrias da pobreza apostólica, em 1209 Francisco prepara um código para sua pequena fraternidade, ele consistia principalmente no apelo de Cristo para levar a cruz, no seu conselho ao jovem rico, e suas orientações ao enviar os apóstolos.
AGORA VOCÊ PODE ESTUDAR TEOLOGIA À DISTÂNCIA COM QUALIDADE!
Conheça o curso de Formação em Teologia! O melhor e mais acessível curso de teologia da atualidade.
Seja um Teólogo altamente capacitado!
Os alunos formados na Universalidade da Bíblia estão prontos para atuar no Brasil e no exterior como líderes, conferencistas, obreiros, professores da escola dominical, presidentes de ministérios, membros da diretoria em convenções, e ainda estarão plenamente habilitados para atuar nas áreas de administração eclesiástica, evangelismo, discipulado, liderança, supervisão, direção e aconselhamento pastoral através de gestão executiva integrada, programas de rádio, TV, internet, livros, revistas, seminários, congressos e eventos em geral.
Sobre o Autor
0 Comentários