O que é Igreja?
O que é Igreja?
A palavra igreja é derivada de um termo usado no A.T conhecido como “qahal”, que representava a assembleia do povo escolhido de Deus, o povo devoto de Deus (Iavé), e quando foi traduzida para o grego na versão da Septuaginta se utilizou o termo grego ekklésia “ekklhsia”, mas, os gregos também utilizavam essa palavra na assembleia dos cidadãos que moravam nas cidades gregas e só homens podiam fazer parte da mesma, ou seja, homens livres, de modo que mulheres e escravos ficavam de fora da assembleia, e nessa assembleia tomavam decisões políticas sobre a vida da cidade e discutiam sobre questões administrativas, por isso quando utilizarmos ekklésia para falar de igreja, temos que ter em mente o povo separado de Deus não essa reunião.
Em Paulo o conceito Eclésia, não é mais tratado como na perspectiva judaica, não se resume a descendência física, mas de descendência “espiritual”, baseada na fé, não se trata mais, quanto ao povo de Deus de uma organização estatal, nacional, mas de uma organização comunitária, sem conotações nacionais, nem geográficas.
Pois todos são filhos de Deus, estamos livres Gl 3.26-28.
“Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.
Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.
Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”
Na teologia de Paulo a igreja é construída por todos, em Cristo somos uma unidade Cl 3.9-11, 1 Co 12.12-13, Ef 2.11-22.
A igreja é a geração eleita o sacerdócio real, a nação santa e o povo adquirido por Deus, a igreja foi escolhida para proclamar as virtudes de Deus que a tirou das trevas para sua maravilhosa luz 1Pe 2.9.
Na visão do apóstolo Paulo a igreja representa o corpo de Cristo (1 Co 12.12-31, Rm 12.3-8, Ef 4.1-14, a noiva de Cristo (Ef 5.22-23, 2 Co 11.2-4, Ef 5.22-23, o edifício de Cristo, Santuário de Cristo ( 1 Co 3.16-17, 1 Co 6.19-20).
Na visão de Jesus Cristo a igreja é seu rebanho, e Ele é o Bom Pastor, vemos essa analogia mencionada na parábola de Jesus, o Bom Pastor encontrada no evangelho de João 10.1-18.
Nessa parábola verificamos algumas características a respeito das ovelhas, elas possuem intimidade com seu pastor, elas conhecem sua voz, conhecem sua presença e tudo isso é resultado de uma convivência entre pastor e ovelhas.
O pastor se preciso for entrega sua vida pelo seu rebanho, demonstrando zelo dia e noite, ele fornece para seu rebanho cuidado, segurança, proteção alimento, liberdade, etc.
Quando aplicamos essa parábola para a igreja, entendemos que ela é uma comunidade que depende de seu Pastor que é o Senhor Jesus Cristo, que se entregou por ela, pois somente Ele pode fornecer alimento espiritual, liberdade, salvação, proteção.
Interessante em João capítulo 15 na parábola da videira, Jesus diz que ele é a videira verdadeira, o Pai (Deus) o agricultor, e os discípulos os ramos.
E nessa parábola extraímos alguns ensinamentos para nossa vida diária como:
Permanecer Nele que é a videira para não secarmos e nos tornarmos infrutíferos, pois sem Ele nada poderemos fazer, somos ensinados a renunciar, somos confrontados a sair da apatia para sermos produtores de frutos, temos que amar ao próximo, obedecer aos mandamentos, pois eles nos limpam, somos chamados de amigos, fomos escolhidos por Ele.
Em mais essa parábola observamos que a igreja é dependente de Jesus e precisa permanecer Nele, no grego foi utilizada para expressar a palavra permanecer o termo grego “menw” significa- permanecer, habitar, morar, viver junto, morar junto.
A lição teológica que extraímos desse texto é que a igreja precisa viver junto, morar junto com Jesus para não ser apática nessa sociedade que está corrompida e corroída e produzir frutos que a transforme.
A igreja precisa refletir na sociedade os valores do reino de Deus, a sociedade precisa ser impactada, por nossos exemplos de unidade, amor e respeito para com o próximo e para com Deus.
O impacto da igreja na sociedade não pode ser por possuir templos suntuosos, festas apoteóticas, status financeiro, prosperidade exuberante, mas sim por mostrar os valores morares do reino e os introduzirem na sociedade, esses são os frutos que Jesus nos impele a produzir, frutos de amor que permanecem e moldem a vida das pessoas.
A primeira vez que aparece a expressão igreja no N.T é em Mt 16.18, e em Mt 18.17 ela é mencionada duas vezes.
Em Mt 16.18, o conceito de Jesus sobre a igreja não diz muito sobre templo de concreto ou algo desse gênero, mas sim os que compõe a assembleia do povo eleito e escolhido de Deus, relatando que Ele é o dono da igreja pois Ele utiliza a expressão “minha igreja” e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
A igreja se compõe das pessoas que aceitam viver os valores do reino, pois ela é a guardiã, uma embaixada que o representa.
E é isso que precisamos entender e fazer para que o mundo possa ser impactado, precisamos entender que a vida das pessoas valem mais do que as quatro paredes, precisamos entender o verdadeiro significado da renúncia e doar nossa vida pelo próximo e viver o verdadeiro evangelho que transforma que ama que acolhe que restaura que sempre tem uma nova oportunidade pra quem precisa, é isso que a sociedade precisa ver em nós igreja.
A sociedade precisa ver o evangelho genuíno encarnando em nós, que são os frutos da igreja ligada na videira verdadeira.
A igreja é uma criação divina, foi propósito de Deus criar uma igreja dinâmica para anunciar as boas notícias e manifestar sua multiforme sabedoria – (Efésios 3:10-11), ela é uma posse de Deus a igreja é a casa de Deus, representa a habitação de Deus em 1 Coríntios 6:19-20 nos diz que fomos comprados por Cristo, ela é funcionalidade e relacionamento divinos, ou seja, ela é a encarnação da mente de Cristo, ela é feita por relacionamentos para que assim possa funcionar como um organismo vivo onde todos os órgãos funcionem corretamente dentro desse corpo.
A igreja é uma sociedade ordenada e estruturada divinamente a igreja deve funcionar de uma forma ordenada e coordenada, dentro da igreja precisa existir uma organização, precisa existir ordem para que ela possa crescer,
No livro de Atos 2, nós temos uma base de como era a primeira comunidade cristã.
- Formada por membros convertidos e batizados
- Alicerçada no ensino da palavra
- Viviam em comunhão.
- Refeição (Festa do Ágape)
- Ceia
- Comunhão de bens
- Louvor e Adoração
- Temor
- Reunião no Templo
- Testemunho At 4.32-37
- Com poder
- Simpatia do povo
- Crescimento natural e espontâneo
Os dois elementos que constituem a base do surgimento da igreja é a ressurreição e a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes.
O que não pode faltar na igreja são testemunhos, louvores, adoração, ceia batismo, comunhão.
Não podemos deixar de mencionar a igreja missionária de Antioquia, que está registrada no livro de At 11.19-30.
A igreja de Antioquia era uma igreja pronta para ouvir a voz de Deus, uma igreja receptiva que acolheu Saulo quando outras igrejas nem queriam ouvir falar sobre ele, uma igreja que se preocupava com a necessidade dos irmãos de Jerusalém, nessa igreja havia profetas e mestres, eram generosos no envio de seus melhores obreiros e onde pela primeira vez receberam o nome de cristãos- pequenos cristos.
Reflexão sobre o tema para que existe a igreja?
A missão da igreja visa o cuidado do ser humano como um todo, atingindo a vida espiritual e física, libertando as pessoas de toda a prisão social, espiritual, física e emocional.
Podemos dividir a natureza da missão da igreja em três características: Em primeiro lugar é de adorar e servir a Deus, e em segundo tem uma missão com seus próprios membros e em terceiro tem uma missão para com o mundo.
A missão para com Deus consiste em adorá-lo exclusivamente (Ex 20:3-5, Dt 6: 4-8), adorar a Deus significa reconhecer o valor da sua dignidade, significa se prostrar e reconhecer que Dele dependemos.
A adoração só pode ser perfeita através de Jesus Cristo quando o reconhecemos e aceitamos que Ele nos ligue a Deus.
A adoração que agrada a Deus é a adoração sincera e verdadeira de uma vida que vive em obediência a sua palavra.
A missão da igreja para com ela mesma é a edificação mútua é cada um servindo ao outro, quando estamos unidos em comunhão Deus derrama a unção, o refrigério, a benção (Salmo 133).
Em Ef 4:8 nos diz que Jesus Cristo entregou dons aos Homens, em Efésios 4:11-13- “ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,”.
Nesse texto observamos que os dons entregues a sua igreja por Jesus Cristo são para a edificação e aperfeiçoamento de seu corpo que é a igreja para chegar à maturidade atingindo a plenitude de Cristo.
Cada pessoa tem um ministério, quando falamos em ministério não falamos de status, mas falamos em servir, porque ministério é serviço.
Ministério envolve renúncia, humildade, ajudar as pessoas nas suas necessidades seja de ordem espiritual, material, física.
Temos que usar nossos dons como bons despenseiros da multiforme graça de Deus (1Ped 4:10).
Quando a igreja se reunir deve se instruir mutuamente (Colos 3:16, Ef 5:19)
A missão da igreja para com o mundo é alcançar os descrentes com o evangelho de poder conduzindo-os a salvação.
A igreja precisa conhecer os desafios da evangelização e descobrir meios para preparar estratégias necessárias para o desempenho dessa tarefa.
Deus nos escolheu para levarmos essa mensagem e agir nessa sociedade que está corrompida e corroída pelo consumismo, individualismo, violência, corrupção política, imoralidade, diversidade religiosa e desigualdade econômica, fomos chamados para integrar a grande comissão, a igreja funciona como uma agência educacional, que tem a missão de introduzir os valores do reino na vida das pessoas.
A igreja tem a responsabilidade de restaurar a imagem de Deus na vida do ser humano.
A missão da igreja enfatiza a pregação do evangelho de uma forma verbal e prática, verbal no que diz respeito ao anuncio da palavra de Deus, que cura, liberta e transforma o homem e a mulher, na forma prática é a manifestação dessa verdade, ou seja, a encarnação dessa mensagem, sendo atuante na ação solidária para com as necessidades dos pobres e marginalizados.
O Evangelho todo, para o Homem todo, pelo mundo todo.
A missão da igreja visa o cuidado do ser humano como um todo, atingindo a vida espiritual e física, libertando as pessoas de toda a prisão social, espiritual, física e emocional.
A visão da igreja vai muito mais além do somente uma entidade espiritual, com fins espirituais, como um povo que foi criado somente para a adoração e propagação do evangelho, pois ela é mais do que isso, ela é a voz de Deus numa sociedade que se degenera cada vez mais, onde os problemas não são somente de ordem espiritual, mas afeta todos os setores e áreas da vida humana ela tem que se identificar com o mundo sem se contaminar e inserir no Homem uma reorientação radical, não adianta só o tira-lo do mundo, mas levá-lo a ter uma vida digna de acordo com os valores do reino.
A igreja tem que atuar também dentro da sociedade e não se isolar dentro de seu próprio mundo, fazer a diferença não somente dentro da igreja, mas de uma forma mais atuante no mundo mostrando as boas obras conforme nos mostra no evangelho de Mateus 5:16- “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”
Para que ela possa obedecer ao IDE de Jesus, ela precisa ser estruturada e funcionar com um organismo vivo, na qual todo corpo funcione corretamente e se edifique mutuamente, os membros em geral precisam cada vez mais buscarem uma íntima comunhão com Deus, investirem nas pessoas e terem um comprometimento com o Reino de Deus cuidando do ser humano como um todo e sendo atuante também de uma forma mais humana e social entendendo que cada necessidade humana é uma oportunidade para se fazer missão, sabendo que a a ação social faz parte do cuidado do próximo e não substitui a pregação do evangelho.
Reflexão sobre o tema a atuação e formação dos membros.
Toda a igreja é parte do corpo de Cristo e por isso os membros devem ser atuantes.
Temos que levar em consideração que cada membro tem seu ministério escolhido por Deus e a distribuição desses ministérios não pode dividir a igreja, pois os membros (que por alguns são conhecidos como leigos) devem ser atuantes para o crescimento da obra de Deus e edificação do reino.
A tarefa principal do pastor ou líder não é só fazer, mais equipar, preparar os membros para o ministério, isso inclui uma capacitação completa dos santos para a obra, ajudando- os a desenvolverem seus chamados para serem atuantes tanto na igreja como no mundo, fazendo assim também parte da igreja em dispersão.
Em Efésios 4:12 nos fala sobre a função desses líderes no aperfeiçoamento dos santos.
Ef. 4.12- Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;”
Essa é uma tarefa árdua e precisa que o pastor ou o líder ajude os membros nessa caminhada, transformando o potencial deles em realidade.
O líder tem que ter essa visão de capacitação de sua igreja transformando o povo de Deus em povo ministrador.
A missão dos líderes é a de preparar os santos para a obra no ministério com fundamentos bíblicos e teológicos seguros.
A igreja inteira é um povo sacerdotal, a Nova Aliança torna os membros competentes para o ministério as pessoas são vocacionadas para trabalharem para Jesus Cristo.
Deus tem derramado seu poder sobre toda a igreja, formando um povo de servos, um povo do reino, um povo dotado, contemplado com dons e graças multiformes para o ministério.
É uma responsabilidade primeira dos líderes, bem como a preocupação de cada membro para o ministério.
O cristianismo surgiu como um movimento leigo, só depois que a religiosidade colocou os leigos numa posição secundária.
Essa administração era muito utilizada no mundo Greco-romano, em que essa administração se dividia em duas partes O CLERO- os magistrados e o LAOS- os leigo (o povo – que eram considerados ignorantes e incultos).
Por isso entendemos que os membros precisam ser preparados para produzir frutos e que estes frutos permaneçam.
A capacitação tem que se preocupar muito mais com a formação do caráter do que com habilidades ou informações.
O caráter demora um tempo pra ser formado, é por isso que o testemunho positivo de um líder influencia seus seguidores e futuros líderes.
Interessante que a palavra equipar num sentido médico do grego clássico significa colocar um osso ou uma parte do
corpo humano no devido lugar em relação às outras partes do corpo de modo que cada parte se encaixe perfeitamente, ou seja, recolocar as juntas no lugar.
Essa é a função dos ministros ajudar os santos a desenvolverem seus ministérios, para que cada um exerça seu chamado num determinado seguimento do corpo, e assim todo o corpo funcione corretamente.
A igreja cresce e se edifica em amor quando cada um exerce sua função sendo um membro ativo e entendendo sua posição dentro do corpo, fazendo tudo com amor.
Para que os membros sejam equipados, a estrutura da igreja precisa ser equipada, os líderes precisam ser equipados.
A edificação mútua através dos diversos dons leva a igreja a uma maturidade em Cristo.
A igreja só pode crescer como um corpo sadio se todos os membros do corpo estiverem em funcionamento.
Quando a igreja se reuni, ela se edifica por meios dos irmãos, cada um com o seu ministério – Efésios 5:19: Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração.
Deus e é o Capacitador-Mor, pois é, ele quem escolhe e distribui os dons e ministérios, mas ele realiza tudo isso através de Jesus Cristo.
Pela graça de Deus fomos escolhidos, nomeados e ungidos povo especial, nação santa, propriedade exclusiva de Deus, somos ministros-sacerdotes.
O seminário é importante, mas não será ele que irá formar o caráter de alguém, o caráter é formado e moldado nas experiências diárias junto com a comunidade local, é no método pragmático que a igreja treina seus membros.
A igreja não é chamada pra ficar estagnada dentro de quatro paredes ela é chamada pra ser atuante junto à comunidade, pois cada membro é convidado por Deus para fazer parte da igreja em dispersão, é no mundo onde que mais temos que refletir nosso chamado e vocação, somos a carta de Cristo lida pela sociedade que nos cerca e, por isso os membros precisam estar equipados e preparados para a fornalha da sociedade.
Nosso trabalho secular pode ser um ministério que Deus quer usar para alcançar as vidas, temos que entender que nosso ministério não flui só na igreja, mas quando entendemos que nossa vida pertence e está nas mãos de Deus, um exemplo é a vida de José que foi estabelecido como primeiro ministro de Faraó para ministrar um grande livramento na vida de seu povo, ser ministro de Cristo é isso aproveitar as oportunidades que surgem, para anunciar a mensagem salvadora e transformadora de Jesus Cristo.
Bibliografia:
A hora e a vez dos leigos
Missão integral- René Padilla
Programa Teologia Para TODOS 2018 – Inscrições abertas!
Veja abaixo todos os detalhes da nossa proposta e faça como mais de 20 mil servos de Deus que impactaram positivamente suas vidas com Deus e seus ministérios!
Com um baixo investimento único, sem mensalidades, e um pouco de dedicação diária, Você irá fazer Teologia!
ACESSE AQUI PARA OBTER AS INFORMAÇÕES
Você é um servo de Deus dedicado e sempre desejou aprofundar seus conhecimentos em teologia?
É líder em sua igreja ou tem algum ministério e necessita aprofundar-se mais no ensino da Bíblia para melhor servir a Deus e aos irmãos?
Tem dificuldades de participar de um curso presencial devido os seus horários serem muito apertados?
Não tem condições financeiras para pagar a mensalidade de uma faculdade porque os valores são altos?
Ama teologia e gostaria de fazer um bom curso, que fosse acessível e com bom conteúdo?
“O primeiro passo é ter a unção de Deus, o segundo, é se preparar para a obra”
Os Melhores Cursos de Teologia da atualidade que irão te ajudar a se preparar melhor para realizar a obra de Deus!
Sobre o Autor
0 Comentários