Se inscreva para receber conteúdos grátis!

Se inscreva para receber conteúdos grátis!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

A carta de Paulo aos Colossenses

Estudaremos sobre a carta de Paulo aos Colossenses

Colossenses 2.1-5.


1. Análise de lugar


As informações que atualmente possuímos da cidade de Colossos é que se erguia ás margens do rio Lico, sudoeste da Ásia Menor, um afluente de Meandro, a uns 175 km a leste de Éfeso, na parte sulina da antiga Frígia que se localizara no Oeste da Turquia moderna, pertencia a uma área muito fértil, porém uma região vulcânica de terremotos frequentes. Estava situada numa estrada comercial principal de Éfeso para o leste, houve uma época em que gozou de certo prestígio comercial, sendo uma cidade grande e próspera, desfrutando de uma florescente indústria de lã e era reconhecida como um importante empório da indústria têxtil.


Seu nome Colossos é extraído do processo de tingir a lã de uma cor específica chamada “colossinus”. Durante o período romano Colossos foi perdendo sua importância comercial, devido ao crescimento de duas outras cidades do vale de Lico, Laodicéia, a capital distrital, 16 km a oeste e Hierápolis, famosa por suas fontes terapêuticas, cerca de 20 km a noroeste. A [1]Bíblia de Estudo Almeida menciona que no ano de 61 d.C., depois de um violento terremoto a cidade de Colossos entrou em declínio e logo chegou ao seu desaparecimento, pois nunca recuperou seu status, a posição que possuía.

[2]Ralph P. Martin traz um dado importante extraído do texto de Josefo (Ant.xii.174-53) sobre a população de Colossos, relatando o fato que Antíoco III, no começo do séc. II a.C, trouxera dois mil judeus da Mesopotâmia e da Babilônia e os estabeleceram na Lídia e a Frígia e eles assimilaram essa nova cultura asiática. Na época de Paulo, Colossos era uma cidade cosmopolita formada principalmente por colonos indígenas frígios e gregos onde elementos culturais e religiosos se encontravam e se misturavam, era uma cidade comercial de pouca importância.


A religiosidade na Frígia misturavam elementos nativos, lá possuía o culto a Cibele, a grande deusa mãe da Ásia, que era cultuada por todos os frígios num ritual com práticas voltadas a fertilidade que levava a alegria e ao êxtase excessivo, com o nome de Hera-Atagalis.
Possuía também a adoração a Ísis, uma figura pan-cósmica a mãe divina primordial da Ásia Menor. O judaísmo sincretista e helenista na Ásia Menor é visto na adoração da divindade como MenAsceno que era identificado com diversos nomes com Apolo, Dionísio e Asclépio


[3]A autoria da carta aos Colossenses não foi muito discutida até o século passado, porém houve vários questionamentos a respeito desta carta. Todos os autores que pesquisei (D.A Carson, Kümmel, Champlin, Ralph Martin) são unânimes quanto à autoria paulina de Colossenses. Eles acreditam que a carta aos Colossenses foi aceita como de autoria paulina pela igreja primitiva, pelos principais pais da Igreja e em toda a época medieval. O primeiro questionamento surge com Mayeroff (1868), um teólogo do século XIX, que em sua hipótese coloca Colossenses como uma carta dependente de Efésios. F.C Baur e seus discípulos atribuíram Colossenses a gnósticos do Séc. II, acreditando existir uma “carta” original menor que fora escrita por gnósticos e depois trabalhada pelo autor de Efésios com propósitos anti-gnósticos.

Hoje os principais argumentos contra a autoria paulina diz respeito à heresia atacada (gnosticismo), a avançada teologia e algumas outras questões literárias e de estilo. Já o maior motivo a favor da autoria paulina é sua aceitação ao decorrer de 19 séculos na Historia Cristã e principalmente pelos primeiros cristãos. Quanto à data e lugar aonde a carta aos colossenses foi escrita, a informação que se sabe é que Paulo estava preso (CL 4:3, 10,18), contava com ajuda de colaboradores. Ele escreve esta carta como resposta a Epafras, fala-se de Tíquico como sendo portador desta epístola (CL 4:7,8).


[4]Ralph P. Martin em seu livro Colossenses e Filemom, introdução e comentário, escreve sobre seus aprisionamentos e chega a conclusão que esta carta apostólica pertence a um período tumultuoso na vida do apóstolo que compreende o período mencionados em Atos 19-20 quando, por um breve espaço de tempo, acabou preso perto de Éfeso. Mas não podemos afirmar com certeza se Colossenses foi escrito em Éfeso, Cesaréia ou Roma. A maioria dos teólogos se divide entre Roma e Éfeso. Se escrita em Éfeso, a data é de 54-57d. C, se a escrita em Cesaréia, 58-60 d.C, e se escrita em Roma, a data provavelmente seria de 60-62 d.C. Para o autor Ralph P. Martin, Paulo é sem sombra de dúvidas o autor da carta, e foi escrita na prisão próxima de Éfeso.

2. Conteúdos

O propósito do ministério de Paulo e seu interesse pelos colossenses.


No v.1 encontramos uma declaração de Paulo sobre seu chamado:
1Gostaria, porém que soubésseis quão grande disputa eu mantenho em favor de vós e dos em Laudicéia e outros tantos que não contemplaram minha face em carne,
Refletiremos um pouco sobre o chamado de Paulo, suas lutas, perseguições, empenho e dedicação pelo ministério que lhe foi entregue por Cristo de ser um anunciador das boas novas, o mistério que estava oculto mais foi manifesto.
Em 1Coríntios 4:12-13:
12 E nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos;
13 Somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos.


Em 1Tessalonicenses 2:9:
9 Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus.
2 Tessalonicenses 3:8 :
8 Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós.
Vemos nesse primeiro versículo a preocupação intensa de Paulo nas suas atitudes e ações pastorais, até este presente momento ele fala de modo geral as igrejas, agora ele mostra sua preocupação e afinidade pelos leitores colossenses, nesse início de texto v.1 “Gostaria, porém que soubésseis” ele estabelece um vínculo, realça uma questão de importância.


Continuando no v.1 Paulo usa a palavra “agona”, que significa luta, torneio, um lugar de disputa, sua preocupação era que eles se enfraquecessem na fé, e por nunca terem estado presentes com ele, temia por sua ausência nesse momento crítico, mostrando pra eles que mesmo ausente em carne (pessoalmente), estava numa disputa espiritual por eles, gastando suas energias.
2 Para que tendo confortado os corações deles unidos no amor e para toda riqueza da plena convicção da mente, para discernimento do poder oculto de Deus, Cristo, ³Em que estão todos os tesouros da sabedoria e conhecimento guardado.4Digo isso para que ninguém vos engane com discurso persuasivo
Nesses vs 2,3,4 para que os corações dos crentes de Colossos fossem unidos em amor, o amor é a rede de ligamento que os torna numa unidade, enriquecidos, na plenitude da inteligência para que Deus pudesse manifestar seus mistérios.


Cristo como sendo a imagem de Deus (1.15) abre o segredo da natureza divina e fornece à chave do enigma de Deus, ele é o receptáculo de objetos preciosos, que nesse caso é o receptáculo de todo o entendimento, sabedoria e conhecimento “[5]tesauroi
O verdadeiro mistério está em Cristo, porém a igreja de Colossos estava sendo ameaçada de rejeitar a Cristo pelo conhecimento da gnose, das religiões sincréticas e do [6]judaísmo helenístico que misturava crenças das religiões persas como o zoroastrismo, etc.

Paulo alerta os Colossenses contra esse falso conhecimento v.4.
5 Se porém na carne estou ausente, mas no espírito eu estou convosco, eu estou me alegrando e eu estou vendo vossa conduta bem regulada e constância da vossa fé em Cristo.
A prisão de Paulo o torna impossível estar com eles, nem por isso deixa de ter um senso tão vívido da sua aproximação com os leitores, está no meio deles em espírito, como um sinal de autoridade, sua influencia é respeitada.
Paulo utiliza o termo “stereoma” extraída de uma palavra empregada na formação militar que significa ordem, firmeza, disposição e conduta bem regulada, Paulo está com eles como general em pé diante das suas tropas, e esse inimigo intruso não quebrará a união e nem eliminará fé dos colossenses.

2.1- Conteúdos

Que lição teológica extraímos desse texto?
Paulo não ficou indiferente aos problemas da igreja de Colossos, e se esforçava com empenho e dedicação para que o povo continuasse firme e não se rendesse mediante as filosofias e doutrinas contrárias ao ensinamento recebido por Cristo, e que o amor continuasse os unindo assim como uma tropa unida no mesmo ideal, e que os mistérios ocultos que as doutrinas gnósticas pregavam já haviam sido revelados por Cristo, e em Cristo eles teriam acesso a esse mistério oculto que é Cristo, e será que nós temos essa disposição e empenho para edificar as pessoas, mostrando o verdadeiro caminho, incentivando-as a se manterem firmes, mesmo que a nossa vida seja colocada em perigo por causa disso?
Será que vale a pena se esforçar por essa causa?

Bibliografia:

MARTIN, Ralph P. Colossenses e Filemom: introdução e comentário. São Paulo. Ed. Vida Nova
Bíblia de Estudo de Genebra, Ed. Sociedade Bíblica do Brasil. Ed. Cultura Cristã, págs 1420-1428

Bíblia de Estudo Pentecostal, págs 1830-1841
Bíblia Teb, tradição ecumênica. São Paulo, Ed. Loyola. 1994
Bíblia de Jerusalém, Ed. Paulus
MOUNCE D. William. Léxico Analítico Grego do Novo Testamento. Ed. Vida Nova
BEALE. G. K, CARSON. D.A. Comentário do uso do A.T no N.T. págs 1061-1062
HAWTHORNE F Gerald, MARTIN P Ralph, REID G Daniel. Dicionário de Paulo e suas cartas. Editoras: Vida Nova, Paulus e Edições Loyola
Site:http://jesusparavida.blogspot.com.br/2012/09/livro-de-colossenses.html?m=1
Russel. S. David. Entre o Antigo e o Novo Testamento. Ed. Abba Pres.
[1] Bíblia de Estudo Almeida, versão Revista e Atualizada, Tradução João Ferreira de Almeida, 2ª Edição 1993, pág. 296.
[2] Martin P. Ralph, livro- Colossenses e Filemon, introdução e comentário pág.14
[3]http://jesusparavida.blogspot.com.br/2012/09/livro-de-colossenses.html?m=1-Trabalho realizado por Wellington Casagrande No 1° Semestre- Faculdade Teológica Sul Americana
[4] Martin P. Ralph, livro- Colossenses e Filemon, introdução e comentário págs.34-43, introdução capítulo7- O lugar do aprisionamento de Paulo
[5]Tesauroi mencionado no v.3 como tesouros.
[6] Para saber mais sobre o judaísmo helenístico leia o livro. Entre o Antigo e o Novo Testamento. David S Russel. Ed. Abba Pres.

Tags: | | | |

Sobre o Autor

Universo da Teologia
Universo da Teologia

Em primeiro lugar eu sou um cara apaixonado por Deus e pela minha família. Eu sou teólogo, professor de teologia, escritor, blogueiro, rapper

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.