Missão Integral da Igreja Part 02
Resumo do livro – O que é Missão Integral?
Autor do livro – C. René Padilha
A expressão missão integral foi gerada principalmente no seio da Fraternidade Teológica Latino-Americana em 1974 em Lauzane.
Antes o conceito de missão, era quase sempre cruzar as fronteiras geográficas e levar o evangelho, quando se falava em missão era em deixar sua terra e ir para um campo missionário, chama-se de missão transcultural.
O propósito da missão era salvar almas e plantar igrejas, e os responsáveis pela pregação nos campos de missão eram os missionários, somente aqueles que acreditavam que tinha um chamado missionário se entregava nesse ministério.
A função da igreja local era prover pessoas para a missão e dar suporte espiritual e econômico, cada missionário se preparava de acordo com a cultura do local para onde iriam.
Temos que agradecer muito a coragem de todos aqueles que abandonaram sua terra e se entregaram nesse ministério, pois a igreja se tornou o movimento de alcance mundial.
A missão integral visa o cuidado do ser humano como um todo, você não precisa cruzar uma fronteira geográfica para se fazer missão, cada necessidade humana é um campo missionário e toda a igreja é convocada para atuar na obra de Deus conforme nos diz no evangelho de João 15: 16- Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
A igreja é convocada por Jesus Cristo e revestida do poder do Espírito Santo tornando o testemunho do evangelho eficaz, cada igreja onde quer que esteja é chamada a participar dessa Grande Missão.
A essência de ser igreja é o compromisso que ela possui com a missão, se ela não tiver esse objetivo se torna um clube religioso, a igreja não pode ter como objetivo principal se tornar rica, grande numericamente ou de possuir uma influência política, seu objetivo principal é encarnar os valores do reino e conduzir as pessoas há uma reorientação radical imprimindo os valores do reino em suas vidas tornando-as dignas para que possam influenciar aos outros nessa sociedade corrompida e afastada de Deus.
A igreja precisa entender que cada membro faz parte do corpo de Cristo, e que Ele concedeu dons a igreja mediante a ação do Espírito Santo.
Esses dons servem para que glorifiquemos a Deus, sirvamos aos irmãos para que todos sejam edificados, eles nos aperfeiçoa para desempenharmos nosso ministério de uma forma eficaz.
Em 1 Pedro 2:9 Deus nos diz que somos sacerdotes eleitos, nação santa, povo de propriedade exclusiva, para proclamar suas virtudes, Deus não faz acepção de pessoas ele convoca todos para sua obra, ele convida trabalhadores para o representar neste mundo corrompido.
E essa é a função da igreja equipar e mobilizar homens e mulheres para essa Grande Comissão o IDE.
O trabalho de um teólogo não pode ser só teórico, mas precisa ter envolvimento com a obra.
Sem a iluminação da palavra a ação se torna em um ativismo sem direção, por isso a teologia é importante, pois ela nos dá certo discernimento nos revelando às coisas a luz da palavra.
As pessoas vivem numa sociedade secularizada, estão presas ao consumismo, aos vícios e aos prazeres, tudo isso para saciar o vazio que sentem, elas estão em busca de algo transcendental, mas somente Deus pode saciá-las preenchendo-as com a sua graça.
A igreja deve se comprometer com a sociedade e não se aliena em um sistema religioso, por mais que aguarda o mundo porvir, tem uma responsabilidade terrena, tem que se preocupar com o sofrimento da sociedade e manifestar o reino de Deus.
A sociedade esta agonizando, sedenta, faminta e afastada da comunhão com Deus, cabe a igreja essa tarefa de mostrá-lo e não ficar presa em seu mundo privado.
Achei muito interessante a frase que René Padilla diz que Jesus é verbo e não substantivo, eu também acredito dessa maneira que Jesus não é só um tema pra uma canção, uma inspiração para um filme, Jesus é amor colocado em ação, não devemos só ama-lo de palavra mais temos que demonstrar esse amor com nossas atitudes.
A igreja faz parte da missão do reino de Deus de proclamar com palavras e ação as boas novas, ela deve viver um relacionamento de amor e entrega e cuidado mútuo.
A igreja tem que entender que a atuação de uma forma mais prática na sociedade faz parte de sua essência, foi pra isso que ela foi criada.
A igreja é chamada a uma missão integral, ou seja, uma missão que inclui tanto a evangelização como o serviço e a ação social.
O povo de Deus tem que ter amor pela justiça social como um discípulo de Cristo, que amava e praticava.
Hoje são poucos os que querem sofrer por amor a causa de Cristo, muitos preferem se acomodar e viver um fraco e mesquinho evangelho, a igreja se enquadra no sistema da sociedade e com isso se torna participante de suas práticas de exploração.
A vida em abundância que Jesus oferece não é uma vida com abundância de bens materiais, mas uma vida que encontra seu verdadeiro sustento em Jesus Cristo, o pão da vida, Deus quer que tenhamos uma vida plena é só a encontraremos se tivermos um relacionamento pessoal com Ele mediante seu Filho Jesus Cristo.
Deus nos promete uma vida de paz, não uma paz que seja ausente de conflitos, mas uma paz de bem estar, de uma vida harmônica com Deus, com a criação e como o próximo.
Por isso a missão integral visa o cuidado do ser humano como um todo, porque é impossível falar de vida em abundância onde falta amor e pão, onde há fome e sede de justiça, onde as necessidades básicas são supridas.
Para ler o post Missão Integral parte 01
Acesse o link https://universodateologia.com.br/missao-integral-da-igreja-part-01-2/
Sobre o Autor
0 Comentários