Missão Integral da Igreja Part 01
A missão integral da igreja enfatiza a pregação do evangelho de uma forma verbal e prática, verbal no que diz respeito ao anuncio da palavra de Deus, que cura, liberta e transforma o homem e a mulher, na forma prática é a manifestação dessa verdade, ou seja, a encarnação dessa mensagem, sendo atuante na ação solidária para com as necessidades dos pobres e marginalizados.
A missão integral da igreja visa o cuidado do ser humano como um todo, atingindo a vida espiritual e física, libertando as pessoas de toda a prisão social, espiritual, física e emocional.
Nós fomos chamados por Cristo como está escrito em João 15:15- Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
A igreja tem que se identificar com o mundo sem se contaminar e inserir no Homem uma reorientação radical, não adianta só o tira-lo do mundo, mas levá-lo a ter uma vida digna de acordo com os valores do reino.
A igreja tem que agir dentro da sociedade e não se isolar do resto do mundo, tem que fazer a diferença e para que isto ocorra deve se mostrar as boas obras na sociedade como relatado em Mateus 5:16- Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
Ser o sal e a luz, levar sabor pra aqueles que estão com uma vida desgostosa, levar a luz pra aqueles que estão na escuridão e não enxergam nada porque as trevas o cegaram como está escrito em 2 Coríntios 4:4- Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
A s pessoas estão cegas, vazias, deprimidas, endividadas, no mundo vive-se uma globalização capitalista e consumista.
Porque eu digo consumista, porque ser consumista é comprar algo de que não necessita, ou seja, é ter necessidade de comprar para se saciar diferente de consumo que é comprar algo necessário para nossa sobrevivência diária.
Muitas pessoas vivem um vazio existencial, busca por algo que possa suprir esse vazio essa carência, chama-se isso de busca por transcendência, por isso sentem saudades de algo que os preencha e somente Deus pode ocupar esse espaço e trazer saciedade e alegria ao Homem.
Para que uma igreja possa obedecer ao IDE de Jesus, ela precisa ser estrutura e funcionar com um organismo vivo, na qual todo corpo funcione corretamente, e se edifique mutuamente, a igreja precisa vivenciar a ação social, tem que ter uma participação junto à comunidade, investir nas pessoas, tem que se comprometer mais com o bairro, esse tem sido o grande desafio da Missão Integral cuidar do ser humano como um todo, levando a igreja a ter essa visão de ser atuante de uma forma mais humana e social entendendo que cada necessidade humana é uma oportunidade para se fazer missão.
Podemos dividir a natureza da missão da igreja em três características: Em primeiro lugar é de adorar e servir a Deus, e em segundo tem uma missão com seus próprios membros e em terceiro tem uma missão para com o mundo.
A missão para com Deus consiste em adorá-lo exclusivamente (Ex 20:3-5, Dt 6: 4-8), adorar a Deus significa reconhecer o valor da sua dignidade, significa se prostrar e reconhecer que Dele dependemos.
A adoração só pode ser perfeita através de Jesus Cristo quando o reconhecemos e aceitamos que Ele nos ligue a Deus
A adoração que agrada a Deus é a adoração sincera e verdadeira de uma vida que vive em obediência a sua palavra.
A missão da igreja para com ela mesma é a edificação mútua é um servir ao outro vos abençoando, quando estamos unidos em comunhão Deus derrama a unção, o refrigério, a benção (Salmo 133).
Em Ef 4:8 nos diz que Jesus Cristo entregou dons aos Homens, em Efésios 4:11-13 ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.
Nesse texto observamos que os dons entregues a sua igreja por Jesus Cristo são para a edificação e aperfeiçoamento de seu corpo que é a igreja para chegar a maturidade atingindo a plenitude de Cristo.
Cada pessoa tem um ministério, quando falamos em ministério não falamos de status, mas falamos em servir, porque ministério é serviço.
Ministério envolve renúncia, humildade, ajudar as pessoas nas suas necessidades seja de ordem espiritual, material, física.
Temos que usar nossos dons como bons despenseiros da multiforme graça de Deus (1Ped 4:10).
Quando a igreja se reunir deve se instruir mutuamente (Colos 3:16, Ef 5:19)
A missão da igreja para com o mundo é alcançar os descrentes com o evangelho de poder conduzindo-os a salvação.
A igreja precisa conhecer os desafios da evangelização e descobrir meios para preparar estratégias necessárias para o desempenho dessa tarefa.
Deus nos escolheu para levarmos essa mensagem e agir nessa sociedade que está corrompida e corroída pelo consumismo, individualismo, violência, corrupção política, imoralidade, diversidade religiosa e desigualdade econômica, fomos chamados para integrar a grande comissão, a igreja funciona como uma agência ensinadora, como uma agência educacional, que tem a missão de introduzir os valores do reino na vida das pessoas.
A igreja tem a responsabilidade de restaurar a imagem de Deus na vida das pessoas.
Antes quando se falava em missão, falava-se muito em transpor barreiras geográficas, mas a partir de 1974 no Pacto De Lauzane começou também a fazer missão de uma forma diferente, aproveitando as necessidades do ser humano para anunciar a mensagem de Cristo.
Leia também a matéria a Missão Integral da Igreja Part II
Sobre o Autor
0 Comentários