Louvor e Adorador
Louvor e Adorador
Mas o que é louvar
Pra muitas pessoas quando se pensa em louvor, pensa-se logo em musicas, em cânticos espirituais, mas essa palavra louvar vai mais além do que só musicas e cânticos espirituais louvar quer dizer exaltar, elogiar, glorificar, aplaudir. Louvar é, portanto, ratificar, expressar a nossa aprovação a respeito de alguma coisa. Dando a nossa aprovação, aceitamos ou concordamos com o que Deus estabelece para nós, não podemos louvar a Deus sem estarmos agradecidos pelo que permite que aconteça conosco, e não podemos estar agradecidos sem estarmos felizes com Ele. O louvor envolve, portanto, gratidão e alegria, quando nós louvamos a Deus estamos o exaltando, o glorificando, estamos confirmando que somos gratos a Ele e tudo que acontece conosco é sua permissão, o verdadeiro louvor alegra o coração de Deus.
Pois qual de nós não nos alegramos, quando uma pessoa se diz grata pelo que fazemos para ajuda-la.
1 Tessalonicenses 5:16-18 -16 Regozijai-vos sempre.Orai sem cessar.Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Muitos fazem manobras com Deus, ou seja, barganha só louva a Deus para sair de alguma situação desfavorável, mas não é assim que funciona com Deus. Louvar a Deus não é uma fórmula mágica para o sucesso, é um modo de vida, firmemente baseado na palavra de Deus, nós louvamos a Deus, não pelos resultados que esperamos, mas porque nós o amamos, nós o amamos porque Ele nos amou primeiro e foi seu amor que nos aproximou.
O que é Adorador
Mas o que é ser adorador será que é como muitos acreditam que seja, que o adorador é aquele que no momento de cânticos espirituais, ou seja, em meios aos louvores se entregam a Deus, e depois quando os louvores acabam é como se desligasse um botão e voltasse a ter a mesma vida medíocre e hipócrita diante de Deus.
Mas quero ir mais além, na minha opinião adorador é uma modo de vida, adorador é aquele que vive uma vida de adoração, mas o que é adoração (vem do hebraico: hixtahawah, e do grego: proskunesis, prostrar-se como ato de auto humilhação, esse ato pode ser de adoração ou reverência diante de uma autoridade GN 18:2, 19:1, 23:7), para se viver uma vida de adoração é necessário entendermos que toda a autoridade de nossa vida pertence a Deus somente e por isso temos que reverenciá-LO, ter respeito com as coisas sagradas e obedecer as suas determinações.
Adorar é diferente de simplesmente cantar, é render culto, amar extremosamente, venerar, é prostrar-se, muitos dizem que fazem louvores para o Senhor, mas poucos alcançam o Senhor com seus louvores, muitos dizem que adoram ao Senhor, mas poucos vivem uma vida de adoração.
Deus procura os verdadeiros adoradores que o adoram em espírito e em verdade, João 4: 23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus criou o Homem e o fez representante de sua santidade, através do Espírito Santo que habita no Homem Deus manifesta sua glória, a bíblia diz ainda mais que Deus habita entre os louvores Salmo22: 3 Contudo tu és santo, entronizado sobre os louvores de Israel.
Interessante é que a música pode exercer uma influência muito grande sobre uma pessoa, nós vemos que a música dita qual grupo ou tribo que uma pessoa vai pertencer, e até mesmo a conduta que vai seguir.
Mas todo esse poder que a música pode exercer sobre uma pessoa será que é para o homem enriquecer- se, ou para seu próprio benefício, pelo contrário é para o Homem louvar e adorar seu Criador vemos em algumas passagens bíblicas o Homem adorando, louvando à Deus pelas vitórias, conquistas, bênçãos que pareciam impossíveis de serem alcançadas em Êxodo capítulo 15– Moisés e Miriã cantam cânticos ao Senhor pelo sobrenatural quando o Senhor abriu o mar vermelho e livrou o povo de Israel de seu inimigo o povo egípcio, vemos que essa adoração foi para agradecer e engrandecer o nome de Deus, pois bem deixa eu colocar um parêntese será que nosso louvor é para agradecer e engrandecer a Deus por tudo ou é pela fama, status e privilégios que a música pode proporcionar.
As frases Glória ao Senhor ou Graças a Deus são proferidas tão levianamente que a maioria das pessoas nem presa atenção ao seu significado real.
Adorando a Deus na humilhação: Não posso deixar de citar o cântico de Ana uma mulher triste e sem motivo de alegria, pede a Deus um filho, em meios às lágrimas, humilhações, aponte dos outros; porque a esterilidade era para povo de Israel um sinal de maldição, Gênesis 20 e Números 5, então após um voto Deus lhe concede a benção tão esperada, o milagre ocorre Ana concebe um varão, e no livro de 1Samuel no capítulo 2 Ana engrandece ao Senhor com um cântico muito poderoso e verdadeiro.
Adorando a Deus na alegria: O cântico mais conhecido na minha opinião por ser um fato que marcaria a história da humanidade é o de Maria a mãe do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo, Maria engrandece ao Senhor com o cântico quando visita Isabel tua prima. Veja em Lucas 1:39-56– Naqueles dias levantou-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá,
entrou em casa de Zacarias e saudou a Isabel.
Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, saltou a criancinha no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo,
e exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre!
E donde me provém isto, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?
Pois logo que me soou aos ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria dentro de mim.
Bem-aventurada aquela que creu que se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas.
O cântico de Maria
Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,
e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador;
porque atentou na condição humilde de sua serva. Desde agora, pois, todas as gerações me chamarão bem-aventurada,
porque o Poderoso me fez grandes coisas; e santo é o seu nome.
E a sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem.
Com o seu braço manifestou poder; dissipou os que eram soberbos nos pensamentos de seus corações;
depôs dos tronos os poderosos, e elevou os humildes.
Aos famintos encheu de bens, e vazios despediu os ricos.
Auxiliou a Isabel, seu servo, lembrando-se de misericórdia
(como falou a nossos pais) para com Abraão e a sua descendência para sempre.
E Maria ficou com ela cerca de três meses; e depois voltou para sua casa.
Esses cânticos são conhecidos como cânticos de ação de graças ou salmos de ação de graças, porque são semelhantes às composições do mesmo gênero literário encontradas no livro Salmos.
O livro dos Salmos contém cânticos e orações produzidos pela experiência religiosa, e pelas experiências no andar com Deus, tanto pelas bênçãos recebidas como as correções executadas pelo Senhor que é Santo e Justo.
Adorando em meio a guerra: Em 2Crônicas 20:1-30- nos relata que quando os filhos de Moabe, os filhos de Amom, com alguns dos meunitas vieram pelejar contra Josafá este foi avisado que vinham contra ele uma grande multidão, vemos que a atitude de Josafá foi a de apregoar um jejum em todo o Judá, o povo se congregou e pediu ajuda ao Senhor.
Josafá fala ao Senhor da aliança que Ele tem com Abraão quando lhe prometeu que sua posteridade herdaria a terra de Canaã e isso foi cumprido por Ele, agora Josafá diz que a multidão que vem contra eles querem roubar essa herança “a terra da promessa”.
Josafá pede para Deus fazer justiça dizendo que somente Ele pode executar a justiça ou seja somente Deus pode mudar essa desfavorável situação, Josafá toma uma providência importante no ato de louvar a Deus é afastar os olhos das circunstâncias ameaçadoras e fixá-los somente em Deus agora veremos a seguir como foi o desfecho dessa sobrenatural intervenção de Deus 2Crônicas 20:14-30- Então veio o Espírito do Senhor no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaías, filho de Jeiel, filho de Matanias o levita, dos filhos de Asafe,
e disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá. Assim vos diz o Senhor: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, porque a peleja não é vossa, mas de Deus.
Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis na extremidade do vale, defronte do deserto de Jeruel.
Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados e vede o livramento que o Senhor vos concederá, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro,porque o Senhor está convosco.
Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra; e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o Senhor, para o adorarem. Vemos o rei, o líder se prostrando.
E levantaram-se os levitas dos filhos dos coatitas e dos filhos dos coraítas, para louvarem ao Senhor Deus de Israel, em alta voz. O louvor surge naquele cenário de batalha.
Pela manhã cedo se levantaram saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém. Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e sereis bem sucedidos.
Tendo ele tomado conselho com o povo, designou os que haviam de cantar ao Senhor e louvá-lo vestidos de trajes santos, ao saírem diante do exército, e dizer: Dai graças ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre.
Ora, quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e do monte Seir, que tinham vindo contra Judá; e foram desbaratados.
Pois os homens de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores do monte Seir, para os destruir e exterminar; e, acabando eles com os moradores do monte Seir, ajudaram a destruir-se uns aos outros.
Nisso chegou Judá à atalaia do deserto; e olharam para a multidão, e eis que eram cadáveres que jaziam por terra, não havendo ninguém escapado.
Quando Jeosafá e o seu povo vieram para saquear os seus despojos, acharam entre eles gado em grande número, objetos de valor e roupas, assim como jóias preciosas, e tomaram para si tanto que não podiam levar mais; por três dias saquearam o despojo, porque era muito. O propósito deles foi honrado.
Ao quarto dia eles se ajuntaram no vale de Beraca; pois ali louvaram ao Senhor. Por isso aquele lugar é chamado o vale de Beraca, até o dia de hoje. Agora vemos o louvor como gratidão
Então, voltando dali todos os homens de Judá e de Jerusalém com Jeosafá à frente deles, retornaram a Jerusalém com alegria; porque o Senhor os fizera regozijar-se, sobre os seus inimigos.
Vieram, pois, a Jerusalém com alaúdes, com harpas e com trombetas, para a casa do Senhor.
Então veio o temor de Deus sobre todos os reinos daqueles países, quando eles ouviram que o Senhor havia pelejado contra os inimigos de Israel.
Assim o reino de Jeosafá ficou em paz; pois que o seu Deus lhe deu repouso ao redor. ]
Josué também utilizou essa estratégia
Quando nos posicionamos de maneira correta estabelecida por Deus o louvor e a adoração se transformam em armas poderosas, e Deus responde essa adoração sobrenaturalmente, trazendo a libertção e a paz
Adoração e a palavra: Em Mateus 4: 5-7- Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo,
e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.
Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Vemos nesse texto que o diabo se utilizou de um trecho tirado de um cântico encontrado no livro dos Salmos número 91:11-12, o acusador tentou vencer a Jesus com um cântico, eu vejo mais uma prova muito convincente do poder que a música exerce sobre muitas pessoas.
Jesus venceu o inimigo pela palavra, pôr isso é necessário conhecermos a palavra de Deus, ou seja, a bíblia.
2Timóteo 2:15– Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
João 5:39– Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim;
Salmos 119: 9-11 –Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o de acordo com a tua palavra.
De todo o meu coração tenho te buscado; não me deixes desviar dos teus mandamentos.
Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.
Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos.
João 17: 17–Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.
Mateus 7: 24-27– Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.
E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.
Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.
E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.
Tiago1: 21-25– Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas.
E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural;
porque se contempla a si mesmo e vai-se, e logo se esquece de como era.
Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer.
Hebreus 2: 1-3– Por isso convém atentarmos mais diligentemente para as coisas que ouvimos, para que em tempo algum nos desviemos delas.
Pois se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda transgressão e desobediência recebeu justa retribuição,
como escaparemos nós, se descuidarmos de tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram:
1Pedro 1: 22 Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros,
Adoração é eterna: O rei Davi o homem segundo o coração de Deus, além de todas suas qualidades, é considerado um grande compositor, inventor de instrumentos musicais, músico, adorador e é chamado de Salmista.
Nós vemos pela bíblia no livro do Apocalipse que haverá adoração no céu vejamos algumas passagens que comprovam .
Apocalipse 5:9- E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação;
e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.
E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares,
que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.
Ouvi também a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há, dizerem: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos:
e os quatro seres viventes diziam: Amém. E os anciãos prostraram-se e adoraram.
Apocalipse 19:1-10– Depois destas coisas, ouvi no céu como que uma grande voz de uma imensa multidão, que dizia: Aleluia! A salvação e a glória e o poder pertencem ao nosso Deus;
porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.
E outra vez disseram: Aleluia. E a fumaça dela sobe pelos séculos dos séculos.
Então os vinte e quatro anciãos e os quatro seres viventes prostraram-se e adoraram a Deus que está assentado no trono, dizendo: Amém. Aleluia!
E saiu do trono uma voz, dizendo: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes.
Também ouvi uma voz como a de grande multidão, como a voz de muitas águas, e como a voz de fortes trovões, que dizia: Aleluia! porque já reina o Senhor nosso Deus, o Todo-Poderoso.
Regozijemo-nos, e exultemos, e demos-lhe a glória; porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a sua noiva se preparou,
e foi-lhe permitido vestir-se de linho fino, resplandecente e puro; pois o linho fino são as obras justas dos santos.
E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. Disse-me ainda: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.
0 Então me lancei a seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: Olha, não faças tal: sou conservo teu e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.
www.teologiaonline.com
Sobre o Autor
0 Comentários