Se inscreva para receber conteúdos grátis!

Se inscreva para receber conteúdos grátis!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Jesus purifica o Templo

Jesus fez quatro coisas no templo naquele dia: fez um chicote de cordas, enxotou os animais, derramou no chão o dinheiro dos cambistas e virou as mesas. Em nenhuma outra passagem do seu ministério o encontramos tão irado. Se quisermos saber por que Jesus agiu daquela maneira, precisamos entender como começaram e como estavam se processando aquelas vendas e trocas no templo. Começou com o fato de que a Páscoa era a maior de todas as festas judaicas; e a Lei estabelecia que todo judeu que vivesse num raio de trinta quilômetros de Jerusalém tinha de estar presente a essa ordenação. Na ocasião em que Jesus nasceu, os judeus já tinham se espalhado pelo mundo todo, mas voltavam à sua terra de origem para passar a Páscoa. Estudiosos calculam que pelo menos dois milhões de pessoas se reuniam em Jerusalém para o evento.

A Lei determinava que todo homem acima de dezenove anos pagasse uma taxa, de modo que os sacerdotes pudessem continuar fazendo sacrifícios no templo. Eles pagavam a taxa ou com a moeda da Galiléia, os siclos, ou com “os siclos do santuário”, porque todas as outras moedas eram impuras para o cerimonial. O dinheiro de outros paises, apesar de aceito para negócios em toda Jerusalém, não podia ser usado para o culto a Deus. E já que os peregrinos traziam suas moedas de todas as partes do mundo, os cambistas se sentavam nos pátios do templo para fazerem as trocas. Se tivessem agido com honestidade em seus negócios, esses cambistas estariam prestando um grande serviço ao povo. Mas eles cobravam preços exorbitantes para trocar as moedas; há uma estimativa de estudiosos do assunto que calcula o montante do negócio em 200 mil dólares por ano.

Os vendedores de animais também tinham suas lojas no templo. A Lei só permitia que fossem sacrificados animais e pássaros perfeitos, de modo que, quando os inspetores examinavam os animais que os fiéis tinham trazido, naturalmente declaravam que eles eram doentes ou defeituosos. Isso forçava as pessoas a comprarem outros animais por preços exorbitantes. Essas duas trapaças já seriam por si condenáveis por padrões mundanos. Mas perpetrá-las em nome da religião, e com o consentimento óbvio dos líderes religiosos, tornava as coisas mais repugnantes ainda. Jesus ficou irado com o que estava acontecendo no templo. Os mercadores tinham profanado a casa de Deus. Estavam ganhando dinheiro às custas de muita gente que mal tinha com que pagar. Então, enxotou-os. Por que? Para mostrar-lhes que o templo era uma casa de oração. Em Marcos 11.17 está escrito: “A minha casa será chamada casa de oração, para todas as nações”.

Parece que as compras e vendas se realizavam livremente no Pátio dos Gentios — O único lugar onde os não judeus podiam entrar. Se os gentios, procurando a Deus, quisessem orar e meditar, não encontrariam lugar. O local estava em permanente confusão de bois, ovelhas, pombas e negociantes. É bem possível também que Jesus quisesse mostrar que sacrifícios de animais não estavam mais agradando a Deus. Podemos perceber como Deus encarava os sacrifícios em passagens como Isaias 1.11,13:

“Estou farto do holocausto de carneiros, e da gordura de animais cevados, e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes… Não continueis a trazer ofertas vãs”.


AGORA VOCÊ PODE ESTUDAR TEOLOGIA À DISTÂNCIA COM QUALIDADE!

Conheça o curso de Formação em Teologia! O melhor e mais acessível curso de teologia da atualidade.

Seja um Teólogo altamente capacitado!

CURSO FORMAÇÃO EM TEOLOGIA

Os alunos formados na Universalidade da Bíblia estão prontos para atuar no Brasil e no exterior como líderes, conferencistas, obreiros, professores da escola dominical, presidentes de ministérios, membros da diretoria em convenções, e ainda estarão plenamente habilitados para atuar nas áreas de administração eclesiástica, evangelismo, discipulado, liderança, supervisão, direção e aconselhamento pastoral através de gestão executiva integrada, programas de rádio, TV, internet, livros, revistas, seminários, congressos e eventos em geral.

Tags: |

Sobre o Autor

Universo da Teologia
Universo da Teologia

Em primeiro lugar eu sou um cara apaixonado por Deus e pela minha família. Eu sou teólogo, professor de teologia, escritor, blogueiro, rapper

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.