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Introdução ao Culto Cristão

Introdução ao Culto Cristão.

Dica de Leitura.

Não se tem muita informação do início do culto na igreja cristã e neste livro o autor James. F. White procura mostrar que os costumes judaicos sinagogais exerceram grande influência.

A igreja em sua formação adotou boa parte do ritmo temporal judaico e da mentalidade que fez desse ritmo um meio de rememoração, esse fato é percebido quando observamos essa prática no culto da sinagoga.

A igreja cristã é herdeira do judaísmo que serviu de base para algumas práticas cristãs em seu início e isso gerou muitas discussões durante sua progressividade, que era considerado por alguns como alegorização judaico-cristã.

O autor mostra os fundamentos históricos e teológicos do culto cristão, ele aborda bastante as definições sobre o culto cristão as origens dos ritos utilizados e suas diversificações.

O interessante para James é que cada organização respeite a estrutura e a forma de culto de outras organizações.

Nesse livro somos despertados a compreender as palavras utilizadas no culto cristão em seu contexto e assim entendendo o significado contextual um exemplo é a palavra liturgia que hoje é entendida como uma das partes do culto ou como uma tradição, mas essa palavra tem um significado mais amplo e significa um trabalho executado pelas pessoas em benefícios de outras pessoas, um serviço público.

Na parte histórica vemos informações muito preciosas que abre nosso campo cosmológico, percebemos por essas informações apresentadas o quanto o culto cristão foi perdendo sua simplicidade daquele culto doméstico e familiar, para um culto mais sofisticado e imperial.

Temos que entender que mesmo com suas diversidades de tradições cúlticas, o culto cristão é cristológico e possuem elementos em comuns como a oração, invocação, confissão, batismo (iniciação), ceia, hinos, palavra.

E para James tudo dentro do culto tem um significado, uma linguagem que comunica a graça de Deus em Jesus Cristo.

Como a linguagem do tempo com suas festas, datas específicas, essa divisão de tempo o torna didático para a comunidade.

Quando James comenta sobre o amor de Deus tornado visível, ele mostra mais uma vez que a graça de Deus é manifesta através dos sinais presentes como os sacramentos e simboliza a autodoação de Deus em amor um exemplo é a Páscoa judaica que é ressignificada em Cristo e simboliza nossa libertação, nossa comunhão com Cristo e com os irmãos e que a igreja um dia o encontrará novamente.

Através da reflexão sobre esse livro conseguimos entender um pouco mais sobre como começou o culto cristão.


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Sobre o Autor

Universo da Teologia
Universo da Teologia

Em primeiro lugar eu sou um cara apaixonado por Deus e pela minha família. Eu sou teólogo, professor de teologia, escritor, blogueiro, rapper

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  1. O Culto Cristã era Todos os Domingos e centrado na Ceia do SENHOR .
    Na antiga Igreja Cristã segundo o Testemunho de Justino (seculo II) a Ceia do SENHOR em Memoria de JESUS era feito Todos os Domingos:

    ” No dia dito do sol ( Domingo ) Reúnem-se em um mesmo lugar Todos Os Cristãos, os que residem nas cidades e os que residem no campo.
    O leitor lê trechos tirados das Memórias dos Apóstolos ( Novo Testamento ) e dos livros dos Profetas ( Antigo Testamento ).
    Terminada a leitura, aquele que preside toma a palavra para explicar aos presentes o que foi lido e exortá-los a pôr em prática tão belos Ensinamentos.
    Em seguida, levantamo-nos Todos e dirigimos a Deus Orações e Súplicas.
    Suspendendo as Orações, abraçamo-nos uns aos outros (Ósculo da paz).
    Depois levam àquele que preside a reunião dos Irmãos em Cristo, Pão e um cálice contendo Vinho, misturado com água.
    O Presidente toma o Pão e o cálice, louva e Glorifica O Pai do Universo em nome de seu Filho e Espírito Santo; dirige-lhe abundantes ações de graças por ter-se dignado dar-nos estes dons.
    Terminada esta ação de graças todos os presentes exclamam: Amém.
    Depois os Ministros que chamamos Diáconos distribuem a todos os presentes o Pão da Eucaristia e o Vinho misturado com água . Estes mesmos Diáconos levam aos ausentes sua parte do Pão e do Vinho eucarísticos.
    Por fim, os ricos socorrem os indigentes (Coletas)..“Celebramos Nossas Reuniões no Dia do Sol ( Domingo ),Porque ele é o Primeiro Dia da criação em que Deus separou a luz das trevas, e em que Jesus Cristo Ressuscitou ..”
    ( Justino de Roma – Seculo II Da Era Cristã )

  2. O Culto Cristã era todos os Domingos e centrado na Ceia do SENHOR .
    Na antiga Igreja Cristã segundo o Testemunho de Justino (seculo II) A Ceia do SENHOR em Obediência a JESUS era feito Todos os Domingos:

    “No dia dito do sol ( Domingo ) Reúnem-se em um mesmo lugar todos os Cristãos, os que residem nas cidades e os que residem no campo.
    O leitor lê trechos tirados das memórias dos Apóstolos ( Novo Testamento ) e dos livros dos Profetas ( Antigo Testamento ).
    Terminada a leitura, aquele que preside toma a palavra para explicar aos presentes o que foi lido e exortá-los a pôr em prática tão belos ensinamentos .
    Em seguida, levantamo-nos todos e dirigimos a Deus Orações e Súplicas.
    Suspendendo as Orações, abraçamo-nos uns aos outros .
    Depois levam àquele que preside a reunião dos Irmãos em Cristo, Pão e um cálice contendo Vinho, misturado com água.
    O Presidente toma o Pão e o cálice, louva e Glorifica O Pai do Universo em nome de seu Filho e Espírito Santo; dirige-lhe abundantes ações de graças por ter-se dignado dar-nos estes dons.
    Terminada esta ação de graças todos os presentes exclamam: Amém.
    Depois os Ministros que chamamos Diáconos distribuem a todos os presentes o Pão da Eucaristia e o Vinho misturado com água . Estes mesmos Diáconos levam aos ausentes sua parte do Pão e do Vinho eucarísticos.
    Por fim, os ricos socorrem os indigentes (Coletas)..“Celebramos Nossas Reuniões no Dia do Sol ( Domingo ), porque ele é o primeiro Dia da criação em que Deus separou a luz das trevas, e em que Jesus Cristo Ressuscitou.. ”

    ( Justino de Roma – Seculo II Da Era Cristã )

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