Hermenêutica Parte 01
Nesse primeiro post falaremos sobre a definição da hermenêutica.
A Hermenêutica é a ciência e arte da interpretação correta e que procura compreender um determinado texto, bem como os sentidos e significados das palavras que se encontram nos mesmos.
A hermenêutica vem do verbo grego “hermēneuein” e significa declarar, anunciar, interpretar, esclarecer, explicar e traduzir.
Significa que alguma coisa é tornada compreensível ou levada à compreensão.
Etimologicamente acredita-se que esse termo hermenêutica está associado ao nome do deus da mitologia grega chamado Hermes, o mensageiro dos deuses, a quem os gregos atribuíam a origem da linguagem e da escrita que é considerado o patrono da comunicação e do entendimento humano
Quando os deuses enviavam uma sentença era necessário uma interpretação para ser entendida e aplicada da maneira correta.
Outros dizem que o termo hermenêutica deriva do grego ermēneutikē que significa ciência, técnica que tem por objeto a interpretação de textos poéticos ou religiosos, especialmente da Ilíada e da Odisséia
O termo hermenêutica ( hermeneutikem alemão; herméneutique em francês; hermeneutica em latim), no entanto, remetia-se originalmente aos campos humanísticos, cujo significado, âmbito e clarificação fundamental em seu desenvolvimento adquiriu novas perspectivas a partir do Século XVII (DOMINGUES, 2004).
A hermenêutica moderna surgiu inicialmente como reflexão sobre os fundamentos e a metodologia referente à interpretação dos textos religiosos, literários e legais. Hoje são possíveis algumas subdivisões, mencionadas abaixo:
Hermenêutica Bíblica
Hermenêutica na Bíblia é a arte que estuda as escrituras, o que cada palavra, frase e capítulos significam.
Existem muitos textos na Bíblia difíceis de compreender, por isso a hermenêutica faz-se essencial para as pessoas que não têm muito conhecimento das palavras e dos símbolos.
Hermenêutica na Filosofia
Na filosofia, hermenêutica é a ciência que estuda a arte e a teoria da interpretação, e surgiu na Grécia Antiga. A hermenêutica estuda diversos assuntos em diversas áreas, como literatura, religião e direito.
Na filosofia, hermenêutica é fundamentada por Hans-Georg Gadamer, que escreveu um livro sobre como explicar e analisar textos de forma coerente, através de métodos especiais. Para Gadamer, a hermenêutica é uma forma de compreender as ciências espirituais e a história, através de uma interpretação da tradição. Segundo a filosofia, a hermenêutica aborda duas vertentes: a epistemológica, com a interpretação de textos e a ontológica, que remete para a interpretação de uma realidade.
Hermenêutica Jurídica
Na área jurídica, hermenêutica é a ciência que criou as regras e métodos para interpretação das normas jurídicas, fazendo com que elas sejam conhecidas com seu sentido exato e esperadas pelos órgãos que a criaram.
Toda norma jurídica deve ser aplicada em razão do todo do sistema jurídico vigente, e não depende da interpretação de cada um, ela deve estar vinculada aos mandamentos legais de uma sociedade.
Hermenêutica Filológica
Metodologia geral, surgiu do advento e desenvolvimento do racionalismo iluminista, estabelecendo um conjunto de regras gerais de exegese filológica a ser aplicada aos textos literários diversos, inclusive às Escrituras Bíblicas;
Hermenêutica Científica
Ciência da compreensão linguística, desenvolvida por Friedrich Daniel Ernst Schleiermacher, dando uma base sistemática universal; ultrapassando a concepção das regras hermenêuticas e descrevendo as condições da própria compreensão em qualquer diálogo.
Hermenêutica Aplicada
Base metodológica para as geisteswissenchaftliche, isto é, de todas as disciplinas centradas na compreensão da arte, comportamento e escrita do homem tendo o projeto de Wilhelm Dilthey como base metodológica verdadeiramente humanística; defendia que a interpretação das expressões essenciais da vida humana implica em um ato de compreensão histórica, numa operação fundamentalmente diferente da quantificação e do domínio científico do mundo natural; acreditava que no ato de compreensão histórica está em causa um conhecimento pessoal do que significa ser humano.
Hermenêutica Fenomenológica
Fenomenologia do existente humano (Dasein, ser-aí) e da compreensão existencial, a partir das concepções de MartinxHeidegger e Hans-GeorgxGadamer; a hermenêutica do existente humano (ser-aí) transforma-se de fato em hermenêutica, na medida em que apresenta a ontologia da compreensão, sendo tal investigação de caráter hermenêutico, tanto no conteúdo como no método; compreensão e interpretação são modos fundantes da existência humana.
Hermenêutica Cultural
Sistema de interpretação e da recuperação do sentido, sendo decorrente das aplicações que Paul Ricoeur faz da hermenêutica na procura de uma filosofia mais adequada e centrada na interpretação dos mitos e símbolos para alcançar o significado subjacente. Tal hermenêutica remonta a uma centração na exegese interpretativa de textos ou do conjunto de sinais susceptíveis de serem considerados como textos, usando elementos da psicanálise; os textos, no sentido lato, podem ser constituídos pelos símbolos de um sonho, ou por mitos e símbolos sociais ou literários.
Leia também o artigo Hermenêutica Parte 02
https://universodateologia.com.br/hermeneutica-parte-02/
Fontes consultadas.
significados.com.br/hermeneutica/
pt.wikipedia.org/wiki/Hermen%C3%AAutica
infoescola.com/filosofia/hermeneutica/
infoescola.com/filosofia/conceitos-de-hermeneutica/
PALMER, Richard E. Hermenêutica. Lisboa: Edições 70, 1986.
DOMINGUES, Ivan. Epistemologia das Ciências Humanas. Tomo 1: Positivismo e Hermenêutica. São Paulo: Loyola, 2004.
WACHTERHAUSER, Brice R (ed).Hermeneutics and Truth. Evanston, IL: Northwestern University Press, 1994.
Sobre o Autor
0 Comentários