Deus sempre avisa antes
Deus não mente e sua palavra se cumpre Nm 23.19, 11.23, Tt 1.2.
Números 11:23
Porém o Senhor respondeu a Moisés: Ter-se-ia encurtado a mão do Senhor ? Agora mesmo, verás se se cumprirá ou não a minha palavra!
Números 23:19
Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?
Tito 1:2
Na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos
Deus manda seu povo observar, guardar e cumprir as leis para que habitem por longo tempo na terra, para assegurarem a promessa, Deuteronômio 4:1, 14, 26, 40; 5:33; 6:2,3,18,24; 8:1,19,20; 10:8,9,17,21
Dentre essas leis incluía que eles Não podiam fazer alianças com as nações, nem adorar outros deuses.
Êxodo 23:32-33
Não farás pacto algum com eles, nem com os seus deuses. Não habitarão na tua terra, para que não te façam pecar contra mim; pois se servires os seus deuses, certamente isso te será um laço.
Êxodo 34:12-16
Guarda-te de fazeres pacto com os habitantes da terra em que hás de entrar, para que isso não seja por laço no meio de ti.
Mas os seus altares derrubareis, e as suas colunas quebrareis, e os seus aserins cortareis
(porque não adorarás a nenhum outro deus; pois o Senhor, cujo nome é Zeloso, é Deus zeloso),
para que não faças pacto com os habitantes da terra, a fim de que quando se prostituírem após os seus deuses, e sacrificarem aos seus deuses, tu não sejas convidado por eles, e não comas do seu sacrifício;
e não tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, para que quando suas filhas se prostituírem após os seus deuses, não façam que também teus filhos se prostituam após os seus deuses.
Números 33: 55-56
Mas se não lançardes fora os habitantes da terra de diante de vós, os que deixardes ficar vos serão como espinhos nos olhos, e como abrolhos nas ilhargas, e vos perturbarão na terra em que habitardes;
e eu vos farei a vós como pensei em fazer-lhes a eles.
Josué 23:7-8
Para que não vos mistureis com estas nações que ainda restam entre vós; e dos nomes de seus deuses não façais menção, nem por eles façais jurar, nem os sirvais, nem a eles vos inclineis.
Mas ao Senhor vosso Deus vos apegareis, como fizeste até o dia de hoje;
Josué 2:12-13
Então os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, servindo aos baalins;
abandonaram o Senhor Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses dos povos que havia ao redor deles, e os adoraram; e provocaram o Senhor à ira, abandonando-o, e servindo a baalins e astarotes.
Em Josué 23:15 nos relata que de todas as coisas boas que Deus prometeu ele cumpriu, mas se eles se desviassem seriam corrigidos.
Josué 23:15
E será que, assim como sobre vós vieram todas estas boas coisas, que o Senhor vosso Deus vos disse, assim trará o Senhor sobre vós todas aquelas más coisas, até vos destruir de sobre a boa terra que vos deu o Senhor vosso Deus.
Mas no livro de juízes mostra que o povo fez totalmente o contrário do que Deus havia ordenado, eles se corrompem se tornam APÓSTATAS, IDÓLATRAS, INGRATOS, o povo não ouviu as determinações e por causa disso Deus envia adversários para a correção de seu povo.
A desobediência traria a seca, a fome, peste, maldições, dispersão etc.
Levítico 26:14-39, Deuteronônio 4:27-28, Deuteronônio 28:15-68,
A bíblia nos relata que o povo sofreu com esses juízos nos mostrando que não obedeceram a Deus.
Nos livros dos profetas maiores e menores vemos Deus castigando o povo com esses juízos, TODAS AS CLASSES ESTAVAM CORROMPIDAS; juízes, reis sacerdotes, profetas e o povo.
A lição que extraímos é que “Obedecer é melhor do que sacrificar“
Porque não ouvimos?
Porque não obedecemos?
A Palavra de Deus está sempre nos alertando.
Temos registrado o exemplo de Adão e Eva que não obedeceram a Deus e trouxeram condenação para toda a humanidade, a partir daí o sangue se torna o veículo remissor, Deus permitiu que o Homem se aproximasse Dele com sangue de um animal puro, o animal transferia sua pureza para o Homem e o Homem transferia sua culpa para o animal e assim ocorria uma cobertura provisória pelo seu pecado cometido, e dessa maneira Deus institui a forma para o Homem se religar a Ele.
Mas com o passar do tempo esse sacrifício perdeu o valor e o sentido, a morte do animal para ele não representava mais nada, o sangue perdeu o valor, esse ritual se tornou em algo mecânico e deixou de agradar a Deus, pois não era mais precedido de um ato verdadeiro por parte do Homem.
Mas Deus deixa registrado para esse povo que a obediência o agradava, e não somente um sacrifício feito pelo Homem como algo mecânico, sem verdade que se transformou num ritual sem valor. Em algumas passagens Deus relata que o sacrifício oferecido não o agradava mais.
Oséias 5:6, 6:6, 8:13; 9:4; 10:1; 12:11; 14:2.
Miquéias 6:6.
Isaias 1:10-17.
Amós 4:4-5; 5:21-25
Chegou a sua vez de se tornar um expert em Teologia!
Curso Master em Teologia Avançada
O Curso Master em Teologia Avançada da Universalidade da Bíblia prepara professores de formação humanística, técnica e científica compatível com a realidade eclesiástica brasileira e global em seus aspectos religiosos, sociais e culturais.
Com capacidade para, em contínuo desenvolvimento profissional tomar decisões, administrar, liderar e empreender com expressiva competência e atuar interdisciplinarmente no exercício do ministério docente em igrejas, seminários, institutos teológicos, faculdades e outras instituições de ensino religioso.
Objetivo do Curso
O programa do Curso Master em Teologia Avançada da Universalidade da Bíblia visa o desenvolvimento da capacidade de pesquisa e poder criativo no campo teológico, filosófico e social, assim como a formação de docentes, com a capacidade para a compreensão dos grandes temas e problemas teológicos-filosóficos da atualidade, bem como para a análise e reflexão crítica da realidade social local, regional e nacional.
Público Alvo
Líderes, Pastores, Missionários, Diáconos, Professores de Escolas Dominical, Membros de Igrejas, Estudantes e Profissionais de Psicanálise, Psicologia, Antropologia, Direito, História, Filosofia; ou seja, todos os que pretendem liderar, ministrar em convenções e conselhos de pastores, seminários teológicos, institutos teológicos, fazer missões, lecionar, escrever livros, apostilas, revistas da escola dominical, ministrar estudos bíblicos, seminários, conferências, palestras; e se aprofundar expressivamente no conhecimento, Teológico, Linguístico, Filosófico, Bíblico, Ministerial e Exegético.
Sobre o Autor
0 Comentários