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Deus criador

No Antigo Testamento o Deus que salva e o Deus que abençoa é também o Deus que cria.

Muitos estudiosos afirmam que Israel conheceu a Deus como salvador (na experiência do Êxodo), antes de conhecê-lo como criador.

G. Ernest Wright disse que a humanidade chegou ao entendimento da criação por intermédio do entendimento da aliança.

O Homem procura se relacionar com Deus da aliança, e a partir desse ponto procurou conhecer sua origem.

Alguns estudiosos do Antigo Testamento acreditam que a criação não é dado primário na fé israelita, mas secundário que veio acompanhando a redenção, para Christoph Barth a criação é um típico complementar no credo de Israel.

Já para H.H. Schimidt a fé na criação é a essência de todo pensamento do Antigo Testamento, e T.M.Ludwing também questionou a ideia de que a criação é secundária à história da salvação.

Muitos estudiosos seguem a ideia que a criação mencionada em Gênesis não é própria de Israel. Os povos vizinhos de Israel utilizaram algumas narrativas de criação parecida com a narrada em Gênesis, uma narrativa bem conhecida é a de Enuma Elish, na qual Marduqui mata o dragão Tiamat e o corta em duas partes, com a parte superior faz os céus e com a parte inferior faz a terra.

Na narrativa da criação em Gênesis o narrador utiliza a palavra hebraica bara’, porque com essa palavra ele descreve que o criador de todas as coisas é o Deus de Israel, e essa palavra era desconhecida por outras narrativas que existiam e com isso o narrador quis mostrar que Deus de Israel é o criador de tudo.

Gênesis começa com dois relatos ímpares e profundos da criação do universo e da humanidade.

O primeiro relato em Gênesis 1, afirma que Deus criou tudo sem nenhum esforço, somente com a palavra, haja .. e as coisas existiram..

Quando Deus começa a dar nomes às coisas é para mostrar que ele tem o poder de governo sobre tudo, mostrando que o sol, a lua, as estrelas são criações do Deus de Israel e não são deuses como acreditavam os vizinhos de Israel e por isso não devem ser cultuados, como no Egito que possuía o sol com um Deus, por isso era importante mostrar que o sol nada mais é do que uma criação do Deus de Israel, e assim o Deus de Israel é mais poderoso que o Deus do Egito.

Para Von Rad Israel ressignificou os ritos e crenças pagãs, crenças astrológicas e aplicou para o Deus de Israel.

Somente no versículo 27 do capítulo 1 de Gênesis é utilizada a palavra bara’ três vezes para mostrar que a criação do ser humano é o ápice de toda a criação, pois foi feito à imagem e semelhança de Deus e receberam o domínio sobre todos os outros seres criados.

O segundo relato da criação é considerado mais antigo que o primeiro, ele amplia e fornece mais detalhes sobre a criação da humanidade como centro da criação, nele relata que a humanidade vem pó e recebe o sopro divino, e logo após Deus da uma ordem para não comer do fruto de uma determinada árvore.

Mas no capítulo seguinte o casal no éden escolhe desobedecer e perde a maravilha do paraíso.

Os dois relatos mostram que o Deus de Israel é o criador de todo o universo, sobressaindo todos os outros deuses narrados pelos outros povos.

 

 

 

 

Sobre o Autor

Universo da Teologia
Universo da Teologia

Em primeiro lugar eu sou um cara apaixonado por Deus e pela minha família. Eu sou teólogo, professor de teologia, escritor, blogueiro, rapper

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