As bodas de Caná da Galiléia
Estudo extraído do texto do Evangelho de João 2:1-11.
Versículos 1-2 – E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.
E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.
Ao terceiro dia – Os três dias provavelmente devem ser contatos a partir do último evento mencionado, o chamado de Natanael. Geralmente a contagem é inclusiva: Nós diríamos dois dias depois (BLH). A distância de Betânia do outro lado do Jordão a Caná não pode ser medida com precisão porque não sabemos onde ficava o antigo povoado, mas podemos presumir que era uma distância que um grupo de homens jovens podia andar, sem grandes dificuldades, em dois dias.1
A presença de Jesus é importante e dá a sua aprovação à ordenança divina do matrimônio contrastando com as atitudes dos essênios que se distanciavam do matrimônio conforme Josejo , Guerra Judaica 2.120.
Bodas – celebração do compromisso, celebração pública, após um ano de casamento só que ainda eles não se conheciam intimamente e cada um morava em sua residência e esse primeiro ano de casamento era conhecido com o termo “desposado” e esse contrato de casamento é chamado de Ketuba – que era o contrato de casamento firmado pelas famílias, “transação familiar“.
Versículos 3-5 – E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.
Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.Mulher que tenho eu contigo – Temos que ter em mente que a palavra Mulher aqui usada no vocativo, traz consigo um certo desrespeito que segundo F.F. Bruce não estava presente no original e que talvez a expressão seria “cara mulher” e que Jesus dirigiu-se a sua mãe na cruz com o mesmo termo (gr. gynai vocativo de gyne) e que na verdade o termo continha muita cortesia e que poderia ser traduzido por “madame” ou “minha senhora”
Acabou o vinho – significaria o fracasso, motivo de vergonha “marcaria” o casamento e a vida do casal de uma forma péssima, e essas marcas os acompanhariam para a vida toda, pois como a sociedade olharia para o noivo daquele dia em diante se não pode nem prover os recursos para a celebração de seu compromisso, e nessa época o casamento durava de três dias a uma semana e o vinho era o combustível da festa
Vinho – Tem diversos simbolismos e significados na bíblia como: alegria, remédio, utilizado na adoração na oferta de libação. “ofertas levíticas”.
Versículo 6 – E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três metretas.
Seis talhas de purificações – permitir os hóspedes enxaguarem as mãos e lavar os utensílios usados na cerimônia, pois os judeus não comiam sem lavar as mãos “ritual de purificação”, conforme Marcos 7.3s
Metreta – aproximadamente 50 e 75 Litros – cada talha tinha duas a três metretas – depende do tanto que a talha foi cavada, pois era feito de pedra.
Se trabalharmos com a medida de aproximadamente 50 litros a metreta, cada talha tinha 2 ou 3 metretas x 50 litros, (2×50 ou 3×50) então cada talha tinha aproximadamente 100 litros, 150 litros por talha x 6 talhas dava um total 900 litros de água.
Versículos 7-8 – Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.
E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.
Levaram ao mestre sala – Responsável pelo bom andamento da cerimônia
O ato de encher os jarros até à borda indica que o tempo determinado para as observâncias cerimoniais da lei judaica tinha chegado ao fim; esta observâncias tinham cumprido seu propósito de modo tão completo que nada mais restava de ordem antiga por ser feito. Portanto, chegara a hora de inaugurar-se a nova ordem. O vinho simboliza a nova ordem, assim como a água nos jarros simboliza a antiga.
Versículo 9 – E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo,
Prova o que antes era água e que agora é vinho.
Não sabia de onde viera o vinho, pois era o responsável. – MISTÉRIO
Chama o Noivo – Pois ele por ser o responsável pela cerimônia e foi surpreendido. –NOVIDADE
Versículos 10-11 – E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.
Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.
A água foi transformada em vinho no caminho – Se eles não tivessem feito como Jesus disse não teriam participado do milagre, os milagres acontecem na caminhada diária.
Com Jesus sempre temos o melhor
O vinho veio do céu – Na tradição da cerimônia o melhor vinho é servido primeiro e depois vem o vinho inferior, mas com Jesus sempre temos o MELHOR.
Aprendemos diversas lições com esse texto, mas três lições falaram muito comigo.
- Novidade – Jesus trouxe o vinho novo
- Mistério – Não sabiam de onde o vinho veio ” Esse vinho veio do céu, pois foi feito por Jesus“
- Melhor – O vinho feito por Jesus foi melhor do que o feito por mãos humanas
As tradições humanas muitas vezes nos impedem de viver o melhor de Deus.
É tempo de viver o Sobrenatural de Deus em nós e através de nós, por isso não devemos parar no caminho.
Seguir sempre em frente olhando para o autor e consumador da nossa Fé.
Fontes Consultadas:
1- Bruce.F.F- Introdução e comentário, Série Cultura Bíblica, Vida Nova, pgs: 68-73
AGORA VOCÊ PODE ESTUDAR TEOLOGIA À DISTÂNCIA COM QUALIDADE!
Conheça o curso de Formação em Teologia! O melhor e mais acessível curso de teologia da atualidade.
Seja um Teólogo altamente capacitado!
Os alunos formados na Universalidade da Bíblia estão prontos para atuar no Brasil e no exterior como líderes, conferencistas, obreiros, professores da escola dominical, presidentes de ministérios, membros da diretoria em convenções, e ainda estarão plenamente habilitados para atuar nas áreas de administração eclesiástica, evangelismo, discipulado, liderança, supervisão, direção e aconselhamento pastoral através de gestão executiva integrada, programas de rádio, TV, internet, livros, revistas, seminários, congressos e eventos em geral.
Sobre o Autor
0 Comentários