Se inscreva para receber conteúdos grátis!

Se inscreva para receber conteúdos grátis!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Ajudar quem está fraco na fé

Para essa reflexão utilizarei o texto de Gálatas 6:1-5

Gálatas 6:1-5 versão NVI

Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado.
Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.
Se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.
Cada um examine os próprios atos, e então poderá orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ninguém, pois cada um deverá levar a própria carga.

Gálatas 6:1-5 versão Almeida corrigida e revisada fiel

Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.
Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.
Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.
Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro.
Porque cada qual levará a sua própria carga.

Contexto do livro:

A Galácia ficava na região que cobria grande parte da zona central da Ásia Menor e que desde o I século A.C, estava anexada ao Império Romano com a categoria de província, povoada pelos descendentes de antigas tribos celtas (ou galas de onde procede o nome do país) que três séculos antes haviam emigrado do centro da Europa, algumas delas chegaram até a Ásia Menor, estabeleceram-se aos poucos, logo se espalharam pelos amplos territórios compreendidos no limite da Atual Turquia. Foi para as igrejas da Galácia que Paulo erigiu esta epístola, os residentes eram formados por crentes que na sua maioria, ou possivelmente procediam do paganismo.

Propósito do livro:

A alegria que haviam recebido o evangelho estava se esfriando, na carta Paulo reprova a fé frágil dos gálatas, denuncia à atividade de falsos irmãos, esses agitadores insistiam que os gálatas não só acreditassem em Cristo para sua salvação, mas também aceitassem a circuncisão, mas Paulo insiste em reforçar aos gálatas que a lei não pode invalidar a promessa. Paulo começa a carta defendendo seu chamado apostólico, testificando aos gálatas que seu chamado veio da parte de Deus e não por intermédio de homem algum, ele relata aos gálatas que seu chamado era para alcançar os gentios.

Explicação do capítulo 6:1-5

Nos capítulos anteriores Paulo falou sobre a lei da antiga Aliança que com a vinda de Jesus Cristo ela estava obsoleta, falou sobre o amor, o fruto do Espírito e nesse capítulo de número seis, volta a mencionar sobre a lei do amor. Nesses cincos primeiros versículos fala da lei que substitui a Antiga Aliança e essa é a lei do amor, ou seja, a lei de Cristo e  logo no primeiro versículo ele resumi sobre o que vai falar nos versículos seguintes, pois  fala sobre Auxílio mútuo, ajudar o próximo e responsabilidade pessoal.

Interessante que Paulo diz que se algum irmão for surpreendido em algum pecado, aquele que é espiritual deverá restaurar seu irmão com mansidão e cuidar para não ser tentado.

Nesse versículo ele utiliza a palavra restaurar que no grego é a palavra katartisdete (que siginifica concertar, restaurar para o lugar certo) e quando utiliza o termo espírito de brandura (extraído na versão NVI) ele utiliza a palavra pneumati praotetós-(que significa gentiliza, humildade, consideração e amabilidade).

Paulo escreve aos gálatas para ajudar seu irmão que esta fraco, ou mesmo aquele que errou, restaurando-o com gentiliza, amor, consideração, porque a lei antiga oprimia e punia e a lei de Cristo restitui e liberta.

No versículo dois Paulo fala sobre o auxílio mútuo, para os irmãos levarem as cargas uns dos outros, e nesse versículo a palavra usada para carga é báros-(fardo, carga objeto muito pesado que não consegue carregar sem ajuda), porque dessa maneira os gálatas cumpririam a Lei de Cristo, e essa lei se resumi no amor. João 13;34, 15;12, 15:17, 1joao3:23.

Nos versículos de números três e quatro Paulo fala sobre quem julga ser alguma coisa, não sendo nada só se engana, e escreve alertando aos gálatas para não se utilizar da fraqueza do próximo como comparativo para se orgulhar.

No versículo cinco ele chama cada ouvinte a sua responsabilidade pessoal complementando o versículo anterior, ele escreve pra cada um levar seu próprio fardo, carga e palavra que Paulo utiliza é phortíon– (que significa uma carga que podemos suportar dentro do nosso limite). RM 14:12, 1TIM 4;16,

Conclusão:

Esse relato de Paulo para os gátatas vai de encontro contra toda a doutrina desses agitadores que ensinava uma escravidão na obediência as leis da antiga Aliança que haviam terminado em Cristo, Paulo relata que os espirituais devem ajudar os que erraram, e essa ajuda deve ser com amor, ajudar os que estão prostrados, essa deve ser a obediência a lei, e essa lei é o amor que veio por intermédio de Jesus Cristo.

                             


Nestes últimos anos a Universalidade da Bíblia vem desenvolvendo um trabalho importantíssimo para o crescimento do evangelho através da obra social, para isto vem treinando grupos de lideres em todo o Brasil na sua forma interdenominacional, erguendo e alçando uma única bandeira, a do REINO DE DEUS.

A Universalidade da Bíblia no propósito de exercer no Brasil e no exterior o espírito de qualidade e excelência na prestação de serviços sociais e religiosos formando e capacitando um exercito de samaritanos para lutar contra as injustiças socioeconômicas, preconceitos e atuar na cura do homem como um todo, proporcionado auto-estima, estabilidade moral e espiritual, curando e sarando as feridas contidas em uma sociedade com desigualdades criou o Curso Completo de Capelania.

Oferecemos um curso sólido em Especialização em Capelania e temos formado capelães por todo o território Brasileiro, através de ensinamentos e treinamentos profícuos e produtivos.

Qual é o papel do Capelão?

O Papel fundamental do Capelão é cuidar e zelar da sociedade, contribuindo intensamente para a saúde Espiritual e Emocional do ser humano. O Capelão com suas habilidades poderá contribuir com a saúde da sociedade e desenvolver um trabalho produtivo nas áreas da Pregação e Evangelização.

Sobre o Autor

Universo da Teologia
Universo da Teologia

Em primeiro lugar eu sou um cara apaixonado por Deus e pela minha família. Eu sou teólogo, professor de teologia, escritor, blogueiro, rapper

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.