A teologia, suas divisões e utilizações
Síntese do livro Teologia, Uma introdução à teologia cristã, págs 175-186.
Análise de alguns pontos gerais que formam a base da disciplina da teologia cristã.
A palavra teologia vem de THEÓS (DEUS) e LOGOS (PALAVRA), a teologia é o discursar sobre Deus.
A teologia é a reflexão sobre Deus, sobre a revelação divina.
O cristianismo surge numa época politeísta em que a crença em muitos deuses era bastante comum, esse cenário fazia parte da época que surgiu com Alexandre o Grande na qual conquistou muitas nações e colocou sobre seu domínio e expandiu seu idioma e sua cultura grega, essa época ficou conhecida como época helenística.
Quando os romanos com o general Pompeu conquista a Palestina em aproximadamente 66.a.c, introduz suas crenças e assim traz mais paganismo para a cultura e religião sincrética, que já misturava elementos das filosofias helenísticas e das religiões de outras nações como o zoroastrismo, orfismo, etc.
Alguns acreditam que o cristianismo é uma religião sincretista, por utilizar esses elementos de outras religiões como orfismo que acredita na crença da vida após a morte, zoroastrismo que acredita que essa era de injustiça será vingada por Deus e os fiéis vão descansar num local de paz após a morte, alguns livros apocalípticos que falam sobre a imortalidade da alma, como jubileis, enoque, etc…
Já outros argumentam que essas crenças foram ressignificadas e aplicadas para o povo em seu contexto acreditando assim como uma revelação progressiva.
O imperador romano quis ser adorado como Deus, então levanta altares por todo o império e abriga a todos a cultuá-lo nesses altares e quem se recusava era morto.
Mas todo esse politeísmo acaba perdendo sua força e se tornando ultrapassado até o início da Idade Média na Europa, o Deus do cristianismo e dos judeus acaba se tornando o único Deus e a prova de sua existência não era mais necessária.
Um grande teólogo e representante da escola escolástica chamado Thomás de Aquino difunde por todo lado sobre sua existência.
A teologia aplicada no cristianismo era utilizada como análise sistemática da natureza e dos propósitos e da ação de Deus, de início ela significava a doutrina de Deus, e a partir dos séculos XII E XIII esse temo adquiriu novo sentido.
Com o passar do tempo o conceito teologia muda ela se torna em uma mera análise de crenças religiosas, mesmo que essas crenças não se referissem a deus algum ou se referissem a diversos deuses, o termo teologia se torna de uso geral e nesse capítulo o escritor mostra a evolução da teologia.
A ênfase do escritor é falar sobre a teologia cristã, que representa um dos temas acadêmicos mais gratificantes e desafiadores que se possa estudar.
Com fundação das universidades na Europa a teologia se firma como uma das quatro mais importantes disciplinas acadêmicas no séc. XII mais importante até que o curso de humanidades.
A teologia era vista como disciplina voltada às questões práticas, mas a partir do séc. XIII, ela entra num estágio de teologia teórica, Thomás de Aquino argumenta que a teologia é investigativa e teórica.
Na época da Reforma escritores como Marinho Lutero tentou resgatar o lado prático da teologia. Com o surgimento do Iluminismo do séc. XVIII começou a questionar o lugar da teologia no meio universitário.
Dependendo do contexto, da época e situação a teologia tem seu sentido especifico e sua forma de atuação, por isso é fundamental conhecer a história da teologia.
CURSO FORMAÇÃO DE LÍDERES PARA O MINISTÉRIO DE JOVENS E ADOLESCENTES.
• A mocidade, os jovens e adolescentes necessitam mais do que uma atenção casual, mais do que uma ocasional palavra de animação.
• Eles precisam ser cuidados, protegidos e amados, pois eles estão vulneráveis nesse mundo globalizado, onde são tentados constantemente.
Clique na imagem abaixo para obter mais informações.
Sobre o Autor
0 Comentários